Se você já tem um pet, que é um cachorro e gostaria de inserir mais um membro na família, que é um gato, ou o contrário, é preciso se atentar para algumas coisas na introdução deles. Isso porque, se eles não ficarem confortáveis juntos na primeira vez, é provável que a convivência nunca seja pacífica. Por isso, veja abaixo como apresentar um cachorro a um gato da maneira correta.
Alergia alimentar em cães: aprenda a identificá-las e saiba o que fazer
Primeiramente, é válido esclarecer que nenhum método é 100% confiável, já que a reação dos dois pets varia de acordo com o ambiente, com o que eles já passaram e como você fará a adaptação dos dois. Além disso, filhotes lidam melhor com outros animais, por isso a adaptação é mais fácil e é muito mais tranquila se for feita entre dois filhotes.
A adaptação também é melhor quando um dos pets já conviveu com animais da outra espécie. Contudo, se você for introduzir um ao outro, independe da idade, veja como apresentar um cachorro e um gato para ser mais provável a boa convivência entre eles:
Prepare o ambiente
Prepare o ambiente para que o gato possa manter distância do cachorro. Em geral, eles gostam de ficar em lugares mais altos, onde se sentem mais seguros, por estarem inatingíveis. Por isso, providencie prateleiras ou playgrounds. Dessa forma, o gato se sentirá mais calmo e confiante. Além disso, separe um cantinho para o cachorro, onde ele possa deitar, brincar e se sinta à vontade. Ou seja, desde o início, cada animal deve ter o seu espaço
Faça a introdução gradualmente
Para apresentar um cachorro a um gato, não faça isso de uma vez. Ou seja, não coloque os dois juntos imediatamente, para que eles interajam. Eles, quase com certeza, oferecerão resistência. Além disso, isso pode fazer com que eles não gostem um do outro de imediato, o que será difícil de reverter. Por isso, primeiramente, ofereça brinquedos e panos de um ao outro, para que eles se acostumem com o cheiro.
Rotina de cachorro: veja como organizar o dia a dia do seu pet
Não prenda um dos animais, deixando o outro solto
Não deixe o gato numa caixinha enquanto o cão está solto, nem deixe o cão na coleira, enquanto deixa o gato livre. O animal preso costuma sentir muito medo e demonstrar agressividade, especialmente se o animal for o gato.
Respeite os limites dos animais
Ao colocar os animais juntos pela primeira vez, não os force a ficar perto. Eles podem dividir o mesmo cômodo sem interagir, o que já será um grande passo para que eles acostumem com a presença um do outro. Forçá-los a chegar perto fará com que eles associem um ao outro como algo negativo. Espere que eles queiram se aproximar sozinhos.
Utilize reforços positivos
Sempre que os animais estiverem juntos, mesmo que não estiverem interagindo, redobre o carinho com eles. Além disso, ofereça petiscos e faça brincadeiras que eles gostem. Isso fará com que eles associem um ao outro a coisas boas.
Ração para cachorro: saiba como escolher a do seu pet