Os gases são os grandes vilões dos bebês nos primeiros meses de vida. É muito comum que eles sofram com este problema, e junto com os bebês os pais também ficam muito angustiados. Se o seu bebê está sofrendo com gases, aprenda como aliviar gases em bebês com massagem.
Um adulto com gases fica extremamente incomodado, pois esse problema faz com que o abdome fique rígido e dolorido. Agora, imagine um bebê? Todos pais de primeira viagem costumam se assustar com o problema de gases que um bebê tão pequeno costuma apresentar, se você está passando por essa situação, não se preocupe mais, hoje você irá aprender a como aliviar gases em bebês com massagem.
Como aliviar gases em bebês com massagem?
Os bebês costumam apresentar muitos gases porque o seu sistema digestivo ainda está em processo de maturação. Então, apesar de esse sintoma ser muito comum, buscar evitar ou diminuir esse problema é fundamental para que o bebê fique livre das dores e incômodos, bem como das terríveis cólicas.
Benefícios das massagens para gases em bebês
As massagens são as melhores opções para aliviar as cólicas dos bebês, principalmente quando eles são muito pequenos e não podem ingerir nenhum tipo de medicação que ajude. Mas quais são os benefícios das massagens para gases em bebês? Bom, a massagem alivia o desconforto abdominal, pois faz com que o funcionamento do sistema digestivo seja estimulado.
Além disso, diminui o inchaço da barriga, a ansiedade e a tensão dos músculos. Sendo assim, ela deixa os bebês mais relaxados, proporcionando também uma maior relação entre os pais e a criança. Para que os efeitos da massagem sejam obtidos é necessário realizá-la de 2 a 3 vezes por dia.
Como fazer massagens para gases no bebê?
Agora está na hora de aprender a fazer as massagens. Em primeiro lugar, é necessário deitar o bebê em um local confortável e aconchegante. Fique conversando com ele de forma tranquila e, ao mesmo tempo, coloque as suas mãos sobre o abdome dele por alguns segundos. Para isso, forme com as mãos duas conchinhas, pois o próprio calor que sairá da mão fará com que o intestino relaxe, liberando os gases.
Abra as mãos e realize movimentos circulares em torno da barriga do bebê, esses movimentos devem começar no sentido horário, o mesmo sentido do relógio. Feito isso, segure nas pernas do pequeno e dobre de modo que os joelhos se direcionem para a região abdominal. Repita o movimento algumas vezes, abaixando e dobrando as pernas.
Realize novamente os movimentos circulares em volta do umbigo do bebê. Depois, faça o mesmo movimento com uma mão sobre a outra até que o neném se acalme.
É preciso procurar um médico?
Se o seu bebê tem chorado muito e nada parece resolver o problema, é importante que você consulte o pediatra para que ele avalie se a causa do choro é cólica ou outro problema. Somente o pediatra é capaz de dar o diagnóstico e prescrever ou não algum tipo de medicação.
Fique atento a todos os sinais do seu bebê, afinal, eles não sabem falar o que sentem ainda.