A gravidez é um período de muita cautela para utilizar medicamentos devido ao risco no desenvolvimento do feto. Por causa disso, a enxaqueca é um dos problemas que podem afetar a grávida e que gera dúvidas para seu alívio seguro. A maioria das enxaquecas na gravidez são em pessoas que já possuem a doença. Então confira agora como aliviar enxaqueca durante a gravidez.
Especificamente, pessoas que possuem enxaqueca com aura. Isto é, sintomas como pontos brilhantes, dor no corpo, zumbido e outros sinais que anunciam a dor. Dessa maneira, as mulheres que possuem enxaqueca com aura podem piorar a doença durante a gestação.
Muitos medicamentos não podem ser utilizados durante a gravidez, como aqueles que possuem ergotamina. Pois, esta pode induzir a contrações uterinas precoces, alterações cardíacas e malformações.
Dessa maneira, o tratamento não farmacológico será o principal meio para o alívio dos sintomas. Lembre-se de fazer um diário da enxaqueca. Assim, você poderá identificar fatores que podem associar-se às crises e também o padrão de dor.
Como aliviar os sintomas
Vida saudável: Em primeiro lugar, deve-se estimular o estilo de vida saudável. Ou seja, manter uma hidratação adequada, evitar o jejum e diminuir o consumo de algumas substâncias. Por exemplo, café, e outros alimentos que podem desencadear crises de dor. A hidratação é importantíssima e ela relaciona-se com o sucesso do alívio dos sintomas na maioria das vezes.
Luz, som e cheiro: Além disso, você deverá evitar lugares com luminosidade intensa, cheiros fortes e barulhos altos. Assim, o repouso é a melhor conduta.
Atividade física: A atividade física é uma boa alternativa para aliviar o estresse e prevenir as crises. Porém, devem ser realizados com cautela, uma vez que atividades vigorosas podem precipitar as crises.
Compressas: As compressas frias fazem vasoconstrição e podem ajudar no alívio dos sintomas. Assim, você pode utilizar-se de uma bolsa térmica ou de uma toalha para fazê-las. Em seguida, aplique-as na região da testa ou na região em que você sente maior dor.
Caso a sua dor seja dos dois lados e com piora ao fim do dia, pode ser que se trate de enxaqueca tensional. Nesse caso, a compressa terá que ser quente e não fria. Fique de olho no tipo de dor.
Sono: Durma bem! Estabeleça um número mínimo de horas para o seu descanso, pois uma alteração pequena pode precipitar dores.
Fisioterapia: A fisioterapia e o alongamento podem te ajudar nos casos de enxaqueca tensional. Dessa maneira, procure um profissional que possa te ajudar a alongar-se e te fazer massagens. Assim, você promoverá alívio na tensão muscular e também irá prevenir novas crises de enxaqueca.
Acupuntura: A acupuntura é vista por alguns estudos como segura e eficaz para o tratamento de dores e de enjoos.
Psicoterapia: A terapia com um psicólogo pode te ajudar principalmente em caso de dor tensional. Dessa maneira, você poderá falar sobre seus sentimentos atuais e suas perspectivas para o futuro.
Quando procurar o médico?
Portanto, relaxar é o melhor caminho! Mas, cuidado! A dor de cabeça pode ser um sintoma de pré-eclâmpsia. Portanto, caso não haja melhora dos sintomas, a dor persista ou piore, procure o médico!