A bronquite é uma das doenças respiratórias que mais acometem os brasileiros. Geralmente, quando o clima está mais frio, registrando temperaturas muito baixas, as pessoas que possuem essa doença têm os sintomas mais acentuados. Se você passar por esse problema, veja aqui como aliviar bronquite de forma natural.
Afinal, o que é a bronquite? Na verdade, a bronquite nada mais é do que uma inflamação dos brônquios. Elas são estruturas presentes nos pulmões e são responsáveis por fazer uma conexão com a traqueia a fim de fazer uma boa condução de ar. Assim como os batimentos cardíacos são essenciais para que o indivíduo permaneça vivo, a respiração também é fundamental, portanto, cuidar do sistema respiratório e de todas as estruturas que o compõe é primordial.
Como aliviar bronquite de forma natural?
Apesar de a bronquite ser uma condição que afeta estruturas importantes do sistema respiratório, ela é uma condição passível de tratamento e de cura. Existem dois tipos de bronquite, classificados de acordo com quadro clínico da doença: a bronquite aguda e a bronquite crônica.
Você consegue resolver a bronquite aguda por meio da utilização de alguns medicamentos, repouso e, claro, uma boa hidratação. Já a bronquite crônica é passível de tratamento, e como possui forte relação com o tabagismo, o abandono do hábito é essencial. Qualquer caso de bronquite pode ter sua gravidade acentuada caso não seja iniciado o tratamento, além disso, o corpo fica mais propenso a contrair outros tipos de infecções.
Sendo assim, veja abaixo como aliviar bronquite de forma natural para evitar as possíveis complicações dessa doença:
Tanchagem
A tanchagem é uma erva muito utilizada no tratamento de doenças que envolvem o trato respiratório, pois ela possui propriedades antitussígenas. Sendo assim, a tanchagem pode ser utilizada para aliviar casos de bronquite. Geralmente, a utilização de tanchagem se dá por meio da ingestão do xarope, mas é possível também preparar o chá com as folhas da planta.
Guaco
O guaco é muito utilizado para tratar problemas como gripe, dor de garganta e bronquite. Ele possui propriedades broncodilatadoras que promovem o relaxamento dos bronquíolos, além disso, é um excelente expectorante. Sendo assim, se você possui bronquite, preparar um chá com guaco ou tomar um xarope que tenha a planta em sua composição é uma excelente opção.
Amburana
A amburana é uma planta medicinal que pode atuar como anti-inflamatório. Ela também promove a dilatação dos bronquíolos e ajuda a combater outros sintomas, como tosse e bronquite. Para obter os benefícios que essa planta proporciona basta preparar o chá e beber, de preferência à noite antes de dormir.
Chá de erva doce
O erva doce é uma planta muito utilizada no preparo de chá pelas pessoas de uma forma geral, isso porque essa planta possui propriedades relaxantes e expectorantes. Devido a essas características, o chá de erva doce auxilia na remoção do muco que fica acumulado nas vias respiratórias.
Além do chá de erva doce você também pode apostar no chá de tomilho e no chá de malva, ambos aliviam as complicações causadas pela bronquite.