Quem nunca teve a pele queimada pelo sol? Ainda mais no Brasil, que é um país tropical, onde é um dos países que mais possuem incidência direta do sol. Assim, hoje, nós vamos indicar como aliviar ardência na pele causada pelo sol.
Sabemos que o Sol, na dose certa, é uma boa fonte natural de vitamina D, que é salutar para o nosso organismo. O que acontece, é que muitas vezes, abusamos da exposição solar, e em consequência, vem a vermelhidão na pele e a ardência: sintomas de excesso de sol.
Como aliviar ardência na pele causada pelo sol
A queimadura na pele causada pelo sol, é derivada pela presença dos raios ultravioletas UVA e UVB. Assim, ao atingir a pele, os raios UVB causam dilatação dos vasos sanguíneos, e causam a vermelhidão. Assim, atingem a prostaglandina, que é uma substância existente no corpo humano, que ativa as células nervosas receptoras da dor, o que deixa a pele muito sensível e com a sensação de ardência. Na sequência apresentamos alternativas para aliviar ardência na pele causada pelo sol:
Faça hidratação constante na pele
Procure lavar as regiões mais atingidas pelas queimaduras do sol, com água gelada, para ajudar a contrair os vasos sanguíneos e contribuir para que a pele absorva os princípios ativos dos cremes hidratantes.
Na sequência, utilize um creme hidratante, de preferência aqueles com hidratação profunda, em toda a pele atingida pela queimadura.
Beba bastante água
A hidratação do corpo deve ocorrer tanto por fora (com hidratantes profundos), quanto por dentro, bebendo bastante água. Você pode optar também por ingerir água de coco, sucos de frutas naturais, além da água.
Procure fazer compressas de água gelada
As compressas feitas na pele queimada de sol, ajuda a reduzir o inchaço e a dor, tirando o calor interno da pele, e aliviando a ardência.
Procure manter-se longe do sol
Parece óbvia esta recomendação, mas é necessária, uma vez que uma queimadura solar, demora em torno de 3 a 6 meses para cicatrizar completamente. Assim, se você se expor ao sol antes deste período, procure tomar os cuidados necessários, pois a pele fica sensível, e pode causar maiores problemas, como a insolação.
Assim, procure se afastar do sol, por alguns dias, e quando for se expor, utilize filtro solar e roupas protetoras dos raios UVA e UVB, além de chapéus e bonés.
O que é possível fazer para evitar a ardência na pele causada pelo sol?
Para evitar queimaduras causadas pelo sol, é preciso tomar alguns cuidados como:
- Evite se expor ao sol no horário entre 10 horas e 16 horas, pois nestes momentos a incidência dos raios UVA e UVB são maiores;
- Procure proteger partes sensíveis do corpo da exposição solar;
- Utilize filtro solar de acordo com o seu tipo de pele, mas que tenha FPS 30, no mínimo, mesmo nos dias nublados.
Lembre-se as queimaduras de sol provocam com o tempo, uma aceleração no envelhecimento da pele, portanto se cuide. Use protetor solar e se proteja.