Saber como ajudar idoso com depressão requer paciência. Existem três causas possíveis para a depressão em idosos. Pode ser o resultado de degradação física (por exemplo: um acidente cardiovascular que levará à dependência). Mas também pode estar ligado, portanto, a problemas psicológicos e sociais. Por conseguinte, é consequência de luto, isolamento social, etc.
Como ajudar idoso com depressão
A definição dada pela enciclopédia encontra-se em um arquivo dedicado ao sistema nervoso, que designa a depressão como uma condição médica caracterizada por um humor triste e doloroso associado à redução da atividade psicomotora e desinteresse intelectual.
A Organização Mundial da Saúde acrescenta a essa definição que é um transtorno mental comum que, além da tristeza e do desinteresse, está associado à perda do prazer acompanhada de sentimento de culpa, fraqueza, baixa autoestima, sono ou apetite perturbados, bem como uma sensação de total falta de energia.
Essas definições, que em nenhum momento não falam de idade, são facilmente transpostas para quem tem 65 anos ou mais, forçado a renunciar à vida ativa, ver diminuir a força física e a vida social, e que deve, portanto, enfrentar a perda de entes queridos. Saúde, solidão, inatividade e luto são de fato as principais causas da depressão em nossos idosos.
Devemos, portanto, fazer todo o possível para evitar que ele se feche sobre si mesmo. O isolamento leva à ruptura dos laços sociais; é uma das principais causas da depressão.
10 medidas preventivas que podem ser postas em prática
- Registro em associações de bairro para manter uma vida social interessante;
- Prática de atividades esportivas de acordo com seu estado de saúde;
- Exposição diária ao sol;
- Saia quando você o visitar;
- Não mude a maneira como você fala com ele;
- Não use palavras muito diretivas (você deve, em seu lugar, para de reclamar…);
- Seja paciente e pratique a escuta atenta (não a interrompa, dê-lhe a oportunidade de expressar o que está sentindo, não seja impaciente);
- Ser apoiado e rodeado pela família e amigos é essencial;
- Consulte um médico para fazer um balanço do seu estado de saúde;
- Obtenha ajuda de profissionais, especialmente auxiliares domésticos, que podem quebrar o isolamento e fortalecer os laços sociais.
Nunca se deve esquecer que existe uma proporção muito elevada de estados depressivos em idosos. Medidas preventivas e manejo precoce, se a depressão for identificada, são formas eficazes de ajudar a pessoa a recuperar um certo gosto pela vida.