Quem tem criança pequena em casa sabe que muitas vezes elas acabam sendo mais vulneráveis para a maioria das doenças, e em períodos principalmente de temperaturas mais frias é comum que elas sejam afetadas de forma ainda mais frequente por alergias, gripes e resfriados. Se esse também é seu caso, saiba que existem algumas dicas que irão ajudar a acabar com o catarro em crianças de forma simples e prática para que seu pequeno não sofra mais com esses problemas. Veja aqui no Brasil 123.
Acabar com o catarro: Dissolver para que seja possível remover com mais facilidade
E a melhor forma de tirar o catarro do seu pequeno é dissolvendo ele, portanto é muito importante que ele faça a ingestão de muitos líquidos, principalmente água. Então, faça com que ele fique muito bem hidratado para que seja possível dissolver de vez o catarro.
Faça também a nebulização com soro fisiológico, isso vai contribuir para que o catarro saia com mais facilidade. Quando a secreção estiver menos viscosa é importante também recorrer a algum processo mecânico de expectoração e no caso seria assoar o nariz. Assim, fique atento e tente assoar o nariz sempre que possível para expelir de vez o catarro.
Lavagem nasal
E o terror das mamães é a lavagem nasal, muitas vezes as crianças principalmente pequenas não conseguem assoar o nariz de forma eficiente e o catarro acaba então ficando no nariz. Nesse caso, muitos médicos indicam que seja feita a lavagem nasal, ela pode ser feita em casa mesmo e ajuda a aliviar os sintomas da gripe. Ela ainda faz com que o nariz fique mais limpo e seja mais fácil a respiração.
Nesse caso, tome cuidado e antes de fazer a lavagem consulte um médico para que ele indique ou não esse procedimento. Muitas vezes a lavagem nasal pode não ser necessária para o processo. De forma geral, a lavagem pode ser feita com o uso de uma seringa de soro fisiológico ou então com o uso de aspiradores nasais.
Expectorante infantil e de farmácia
É muito comum também, encontrar expectorantes infantis e de farmácia, esse expectorante é indicado principalmente quando a tosse é resultado de problemas maiores como por exemplo a gripe, rinite ou até mesmo a asma.
E nesse caso, o pediatra pode prescrever remédios com ações antialérgicas conforme a idade. Tudo vai depender também do caso em que sua criança está e o tipo de inflamação.
Soluções naturais
Existem algumas soluções naturais que ajudam para que seja possível remover todo o catarro; uma opção são os xaropes que ajudam a aliviar os sintomas e ainda expelir a secreção. O xarope de tomilho é uma excelente opção para quem tem filho pequeno em casa e sofre com esse problema.
Procure a ajuda de um pediatra
Em casos mais extremos, não bobeie e procure a ajuda de um pediatra. Fique atento a todos os sinais que seu pequeno pode dar e tome cuidado com febres mais elevadas e principalmente dificuldade para respirar.