Um dos fatores que determinam o desempenho físico de um atleta é a alimentação. E manter a prática de esportes, faz muito bem à saúde das pessoas. Por isso que hoje, nós indicaremos, como a alimentação pode ajudar na prática de esportes.
Por que a alimentação é tão importante para a prática de esportes?
O desempenho, o treinamento e a recuperação de um atleta podem ser impactados positivamente pela alimentação adequada. Da mesma forma que uma dieta bem planejada pode ajudá-lo a treinar mais e por mais tempo, também pode ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente após um treino, atendendo às necessidades do seu corpo durante o período de inatividade.
Embora a alimentação adequada possa não produzir “supercampeões”, ela pode impedir que alguns atletas atinjam todo o seu potencial. E isso é de grande importância porque o planejamento nutricional inadequado, comer demais ou de menos e o consumo de alimentos não estruturados podem ter efeitos negativos no desempenho atlético.
Como a dieta de uma pessoa afeta a prática de esportes?
Os alimentos incluídos na nutrição esportiva são normalmente escolhidos para atingir três objetivos principais:
- fornecer energia;
- fortalecer e reparar tecidos; e;
- manter e regular o metabolismo.
Não existe uma dieta definida para atletas, em vez disso, as necessidades dietéticas variam amplamente de esporte para esporte.
É importante ter em mente que a dieta de um fisiculturista profissional. Além disso, rica em proteínas para promover o crescimento muscular. Não seria ideal para um atleta que pratica mais atividades aeróbicas, nas quais um suprimento constante de carboidratos seria mais benéfico.
Um plano de nutrição esportiva adequado levará em consideração as características únicas do atleta, o estado nutricional atual e o tipo de esporte que ele pratica.
Adicionalmente, este plano nutricional deve ser dinâmico, nunca omitindo os principais grupos alimentares e tendo sempre em conta as necessidades da prática desportiva.
Como a suplementação alimentar influencia na prática de esportes?
No que diz respeito aos suplementos, a suplementação individualizada e adaptada às necessidades específicas de cada atleta e utilizada de forma responsável e ponderada representa um avanço significativo na nutrição desportiva.
Suplementos nutricionais como o ômega 3 devem ser priorizados nessa situação. Pois, entre muitos outros benefícios que proporcionam, também auxiliam na redução da exposição dos atletas ao estresse oxidativo. Atuando como anti-inflamatório e antioxidante.
A Spirulina, uma microalga amplamente considerada um superalimento, pode ser um excelente complemento para as dietas dos atletas. Este alimento totalmente natural fornece as vitaminas do complexo B, ferro, proteína e alta concentração de antioxidantes necessários para quem pratica esportes, especialmente os de alto rendimento.
Como a glutamina é um aminoácido, o principal componente dos músculos e um componente das proteínas, ela pode usar como suplemento por atletas de alto desempenho para aumentar o desempenho, aumentar a força e reduzir os danos ao tecido muscular causados por atividades físicas prolongadas.
Manter um bom estado de saúde requer uma combinação de dieta específica, suplementação, rotina de treinamento e descanso, o que se traduz em aumento de produtividade e recuperação mais rápida.
Sendo assim, como a nutrição inadequada pode levar a lesões e fadiga. O desempenho de um esportista pode melhorar ou diminuir dependendo da dieta que ele segue.