Se você acompanha os noticiários, devem ter visto que o petróleo atingiu valores recordes e que isso é ruim para o mundo todo. E é verdade. Mas isso não acontece apenas com o petróleo. Café, milho, soja, carne, minério de ferro e outros produtos também sofrem a variação do preço do mercado internacional. Isso porque eles são iguais em todos os lugares do mundo e muito utilizados na vida das pessoas. Por isso, essas são as commodities e o preço delas afeta você diretamente, seja na hora de contratar um serviço, seja na hora de ir às compras.
Por isso, você precisa saber o que são as commodities e como elas afetam o seu dia a dia. Isso porque elas mudam o seu custo de vida e podem definir, por exemplo, se você fará a tão sonhada viagem ou não. Além disso, os preços explicam muitas coisas do nosso dia a dia, como o preço da gasolina, do arroz e até do seu cafezinho.
O que são commodities?
Apesar do nome difícil, a explicação por trás desses produtos é bastante simples e você, muito provavelmente, nunca se deu conta disso. Isso porque as commodities estão diretamente ligadas ao nosso dia a dia e, por vezes, acabamos esquecendo como elas nos impactam. Dessa forma, entender como funciona a dinâmica da economia pode, inclusive, fazer com que você entenda o momento certo de fazer certas compras.
Em suma, commodities são todos os produtos que podem ser produzidos em escala e que são iguais em todo o mundo. Ainda, eles são derivados da terra de alguma forma, sendo produtos primários da economia. Isso quer dizer que eles são matérias primas essenciais para que tenham diversos produtos. É o caso do petróleo, matéria prima não só para a gasolina, mas para o plástico, querosene de aviação, asfalto e muitos outros produtos que vemos e utilizamos diariamente.
Por conta dessa universalidade, eles são produzidos por muitos países e a troca desses bens é constante, ou seja, sempre tem alguém querendo vender e outra empresa querendo comprar.
Como afeta a sua vida?
Os preços das commodities afetam a sua vida à medida em que elas sobem e descem. Isso porque as empresas que vendem os produtos compram diretamente do mercado internacional. Dessa forma, o preço internacional muda a sua vida diariamente.
Pense que o preço do café caiu 20%, por exemplo. Isso quer dizer que o preço do café nas prateleiras tendem a cair logo logo. O mesmo ocorre para o petróleo em relação à gasolina. Por isso, uma alta do petróleo significa que você deve estar preparado para pagar mais caro na gasolina em breve. No caso da soja, isso afeta o preço da carne, dado que a ração do gado é à base de soja.
Atualmente, economistas acreditam que as commodities sejam responsáveis por mais da metade da inflação brasileira nos últimos anos. Apenas no ano passado, a gasolina, sozinha, representou 50% do IPCA. Dessa forma, saber como as coisas funcionam pode preparar você para que você saiba a hora certa de fazer compras no mercado ou, ainda, fazer compras maiores.