Se você deseja saber se comida na airfryer é saudável, veio ao lugar certo. Afinal, hoje vamos te falar tudo sobre esse eletroportátil que já virou o queridinho dos brasileiros, os benefícios, os cuidados que devemos tomar, etc.
Sendo assim, não deixe de ler até o final esse artigo do Brasil 123 para saber se a comida na airfryer é saudável e muito mais!
Como a fritadeira sem óleo funciona?
Antes de sabermos se a comida na airfryer é saudável, você já se perguntou como ela funciona? Como o nome já diz, ela frita com ar. Desse modo, o ar circula em alta velocidade e em temperaturas muito elevadas dentro do aparelho.
Assim, esse ar quente se choca com o alimento, fazendo com que ele seja frito. Esse fenômeno é chamado de convecção.
Então, fritar os alimentos na airfryer dispensa o uso de óleo que, usado em excesso, sabemos que é muito maléfico para a saúde. Entretanto, será que a comida na airfryer é saudável mesmo? É o que vamos descobrir no tópico seguinte.
Comida na airfryer é saudável?
Se compararmos o preparo dos alimentos por imersão em óleo, a comida na airfryer é saudável. Afinal, quando mergulhados em óleo, o alimento age como uma esponja, absorvendo essa gordura, que é consumida por nós.
O alimento feito por convecção, por sua vez, não leva óleo, então, é mais benéfico para a saúde. No entanto, não são todos os alimentos que ficam mais saudáveis quando fritos na airfryer.
Isso porque derivados de amido, como batata, pães e outras massas, quando são fritos em temperatura muito alta, acima de 120 graus, formam uma substância tóxica, a acrilamida, que pode fazer mal à saúde quando consumida em grandes quantidades.
Desse modo, prefira preparar alimentos proteicos, como peixes, carnes e aves, na airfryer e usar esse eletroportátil com mais moderação para fritar batatas e outras fontes de amido.
Aliás, você também deve variar o modo de preparo das suas refeições, entre a airfryer, grelhas, ao vapor, selados em azeites mais saudáveis, como o de oliva extra virgem, etc.
Cuidados com a airfryer:
Além de usar a fritadeira sem óleo com cautela para fritar alimentos ricos em amido, existem outros cuidados que devemos ter ao usá-la, como por exemplo:
- Usar a airfryer em temperaturas não muito altas;
- Fazer a higienização frequente do eletroportátil, sendo uma limpeza a cada uso e uma faxina a cada 15 dias, onde sejam limpas todas as partes da airfryer com produtos sanitizantes, como o bicarbonato de sódio e o vinagre branco;
- Nunca fritar demais os alimentos, até ao ponto em que formem uma crosta preta;
Outro cuidado que devemos ter para que a comida na airfryer seja saudável de verdade, é não querer compensar a falta do sabor da gordura com sal. Afinal, apesar dos alimentos feitos na airfryer ficarem sequinhos e saborosos, eles não têm gosto de gordura.
Desse modo, quem está acostumado a comer frituras feitas sob imersão em óleo, pode estranhar o sabor dos feitos na airfryer, já que grande parte da palatabilidade dos alimentos está na gordura.
Agora que você já sabe que a comida na airfryer é saudável e como prepará-la corretamente para isso, coloque essas dicas em prática e se cuide!