A Organização Mundial do Comércio (OMC) reduziu as suas estimativas para o crescimento do comércio global em 2022. De acordo com a entidade, o comércio de mercadoras no planeta deve expandir 3% na comparação com o ano passado.
A saber, a última projeção da OMC indicava um crescimento de 4,7% neste ano. Contudo, a guerra na Ucrânia e os preços elevados das commodities fizeram a entidade reduzir suas estimativas. Aliás, o avanço do comércio neste ano também deverá ficar menor que o de 2023 (3,4%).
Na verdade, o Instituto de Economia Mundial de Kiel, na Alemanha, revelou na semana passada que o comércio global caiu 2,8% entre fevereiro e março deste ano. Em resumo, o Indicador de Comércio Internacional, que que estima os fluxos comerciais de 75 países, revelou os forte impactos dos conflitos no leste europeu, vêm afetando todo o planeta.
Segundo com o instituto, a invasão da Rússia à Ucrânia reduziu a movimentação de navios em diversos países. Alias, a entidade usa um algoritmo para analisar os dados dos fluxos de navios em 500 portos. Assim, monitora as importações e exportações de todo o mundo.
O instituto destacou no relatório que quem sofreu com as maiores perdas em março foi a própria Rússia. Em suma, as importações do país despencaram 9,7%, enquanto as exportações caíram 5%.
Guerra ocorre em período de recuperação da pandemia
A OMC destaca que a guerra vem impactando os países em um momento bastante delicado, visto que ainda estão se recuperando da pandemia da Covid-19. Isso fez os impactos na economia serem ainda mais fortes do que poderiam ser. “As repercussões econômicas desse conflito irão bem além das fronteiras da Ucrânia”, disse a OMC.
Além disso, a China vem confinando cada vez mais pessoas para conter novos surtos de Covid -19 que estão surgindo no país. Dezenas de milhões de chineses estão presos em casa desde o final de março, e isso vem afetando não só a economia do país, mas de todo o mundo.
“Está claro agora que o golpe duplo da pandemia e da guerra afetou as cadeias de abastecimento, elevou as pressões inflacionárias e reduziu as expectativas de crescimento da produção e do comércio“, afirmou a diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, em entrevista à imprensa.
Por fim, a diretora da OMC alertou para uma possível crise alimentar devido à guerra entre Rússia e Ucrânia. A saber, ambos os países são grandes fornecedores de grãos e outras commodities muito importantes para diversos países.
Leia Também: Turismo cai 1,0% em fevereiro e está 10,9% abaixo do nível pré-pandemia