Se você é comerciante e trabalha no Rio de Janeiro está é a hora de cancelar aquele programa que você pensava que iria fazer no carnaval deste ano. É que você provavelmente vai trabalhar. Pelo menos foi isso o que decidiram a Fecomércio-RJ e o Sindicato dos Trabalhadores de Comércio do Rio de Janeiro.
Com a decisão, o comércio de todo o estado do Rio de Janeiro vai poder abrir normalmente na segunda e na terça de carnaval, além da quarta-feira de cinzas. Normalmente as lojas ficavam fechadas na segunda e na terça, e abriam depois do meio-dia na quarta.
Mas no acordo, eles deixaram claro que essa será uma decisão dos comerciantes. Então se o seu empregador não quiser abrir nesses dias, ele vai poder fazer isso. Seja como for, analistas acreditam que pouca gente vai fazer isso.
Acontece que um dia de trabalho faz muita diferença no final do mês. Vale lembrar que esses comerciantes já estão sofrendo para fechar as contas com a série de fechamentos por causa da pandemia do novo coronavírus.
Nesse caso, nós estamos falando de três dias a mais de lucro em um mês que já é naturalmente curto e que já conta normalmente com o carnaval para encurtar esses dias ainda mais. Estima-se que cada dia de trabalho no comércio movimenta R$2,5 bilhões na economia do Rio.
Comércio no carnaval
Além disso, de acordo com o Governo do Rio de Janeiro, cerca de 60% dos postos com assinatura na carteira no estado estão nesse setor. Então, sabe-se que essa decisão acaba atingindo o feriado de muita gente.
Algumas pessoas criticaram essa abertura. Elas lembraram que a festa do carnaval passou por cancelamento justamente para evitar aglomerações. Seja como for, os comerciantes dizem que “tomarão todos os cuidados de prevenção contra a Covid-19”.