Quem está em busca do emagrecimento saudável já deve ter ouvido falar que comer proteína emagrece, mas veremos abaixo os mitos e verdades que estão relacionados à dieta proteica. Afinal, algumas pessoas restringem o uso de carboidratos e mantêm o consumo de proteínas visando perder peso rapidamente.
Mas, quais são os mitos e verdades que estão relacionados com a questão de emagrecer comendo proteína? É sobre isso que esta matéria falará, pois sabemos que a restrição total de alimentos não faz bem à saúde e precisamos alertar para os riscos que isso pode trazer para o seu organismo. Confira:
Veja mitos e verdades o emagrecimento por comer proteína
Quando se fala que comer proteína emagrece, logo lembramos da tal dieta proteica que consiste em eliminar o carboidrato da nossa dieta para que nosso organismo seja “forçado” a consumir a energia presente nas proteínas consumidas. Mas, será que isso realmente funciona ou é apenas mais uma promessa capciosa que não leva à nada? Veja abaixo:
Mito: proteína deve ser animal
Legumes, grãos integrais e leguminosas são ótimas fontes de proteínas, portanto, se você deseja emagrecer com proteínas sem oferecer nenhum risco à saúde, saiba que aquelas presentes nos vegetais são essenciais. Por exemplo, meia xícara de tofu contém 13 gramas de proteína e não tem relação com o diabete.
As ervilhas possuem cerca de 16 gramas de proteína por xícara e não têm colesterol ruim em suas composições. Apenas um talo de brócolis já tem 4 gramas de proteínas e também não acrescenta calorias em sua dieta.
Mito: você deve comer muita proteína
Se você segue uma dieta ocidental, saiba que você ingere mais proteínas do que realmente precisa e isso pode ser prejudicial ao seu organismo. Afinal, um estudo aponta que as pessoas que comem mais proteína animal aumentam em até 22% os riscos de diabete. Portanto, uma dieta que seja própria apenas para o consumo proteico leva à osteoporose, insuficiência cardíaca e até doenças cardíacas.
Por isso, uma pessoa que pesa cerca de 70 kg precisa apenas de 56 gramas de proteína por dia, ou seja, um adulto médio deve ingerir cerca de 0,8 g por kg de peso corporal para suprir as necessidades desse alimento diariamente.
Mito: proteína é bom e carboidrato é ruim
Um dos maiores erros de quem pensa que comer proteína emagrece é eliminar os carboidratos da dieta. Afinal, estes são as principais fontes de energia que o organismo precisa e não podem faltar em todas as suas refeições. Sejam os grãos como feijão e legumes, sejam as frutas, a falta desses alimentos causa a cetose, um estado onde o corpo começa a queimar gordura, causando efeitos colaterais como mau hálito, fadiga e danos aos órgãos.
Mito: dieta rica em proteína auxilia na perda de peso
Calorias não mudam, sejam quais forem as fontes de onde elas são obtidas, portanto, saiba que o excesso de proteínas não resultará em músculos. Então, quando alguém disser que comer proteína emagrece, saiba que essa pessoa pode estar sendo enganada por pessoas que desejam vender dietas milagrosas.