O ovo é um dos alimentos mais versáteis que fazem parte do dia a dia dos brasileiros. Ele pode ser preparado cozido ou frito, em sua forma natural ou mexido, como no caso da omelete. Mas apesar de o ovo ser um alimento muito comum, muitas pessoas têm dúvidas se ele realmente pode ser consumido todos os dias.
Então, comer ovo todo dia faz mal? Especialistas explicam isso, portanto, leia este post com atenção e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.
O ovo está presente em inúmeros mitos que dizem respeito à alimentação, por isso, é comum encontrar diversas controvérsias a seu respeito entre seus consumidores.
Por um lado, as pessoas dizem que o ovo é um alimento bastante saudável, repleto de nutrientes e que oferece muitos benefícios à saúde.
No entanto, por outro lado, algumas pessoas afirmam que o ovo é repleto de colesterol e, por isso, consumi-lo diariamente não é ideal. Mas será que isso é verdade? Bom, é isso que você irá descobrir.
Comer ovo todo dia faz mal?
Como o ovo é um alimento rico em proteínas, muitas pessoas o consomem a fim de obter esse nutriente.
Esse é o caso, por exemplo, das pessoas que treinam com o objetivo de ganhar massa muscular.
Pois essas pessoas costumam consumir ovos diariamente. Porém, será que isso é saudável? Será que o ovo realmente contém muito colesterol e configura um perigo para quem possui problemas cardiovasculares? Veja a seguir.
Devido à grande versatilidade do ovo, ele combina com qualquer refeição que você realiza durante o dia. Ou seja, é possível consumir ovos no café da manhã, almoço, lanche ou jantar.
Porém, a pergunta que não quer calar é: comer ovo todo dia faz mal para a saúde? Na verdade, não há problema algum em consumir ovos todos os dias, no entanto, é preciso ficar atento à quantidade de ovos que você consome, pois cada indivíduo possui necessidades nutricionais específicas.
Quantos ovos devo comer por dia?
O ovo é um alimento repleto de nutrientes, é possível encontrar uma grande quantidade de proteínas, tanto na gema quanto na clara, bem como colina, carotenoides e ácido fólico, que possuem uma excelente ação antioxidante.
Então, é preciso pensar em quantos ovos você pode comer por dia e por refeição, de acordo com suas necessidades nutricionais.
Ou seja, se você deseja consumir “x” grama de proteínas por dia deve comer “x” ovos. Mas para ter certeza desse valor, é fundamental realizar uma consulta com o seu nutricionista.
Além disso, é preciso avaliar também quais são os outros tipos de alimentos que você consome e que também são fontes de proteína, para que você não consuma proteínas em excesso.
De um modo geral, em média, o consumo diário de ovos não deve ultrapassar 4 unidades, mas isso pode variar de pessoa para pessoa, é claro.
Quanto ao colesterol presente no ovo, para uma pessoa que possui uma dieta rica em fibras e nutrientes, isso é insignificante.