Você já deve ter ouvido falar que comer carboidrato à noite engorda, não é mesmo? Ou seja, alimentos como macarrão, arroz ou batata no jantar podem aumentar o peso, segundo a crença popular. Confira tudo sobre isso aqui no Brasil 123.
Pensando nisso, vamos entender agora se comer carboidrato à noite realmente engorda ou se isso é apenas mais um mito. Confira!
Mas, o que é carboidrato?
Antes de falar sobre comer carboidrato à noite e saber se essa prática engorda, vamos entender o que é considerado carboidrato em uma rotina alimentar.
O carboidrato é um macronutriente indispensável para o funcionamento do organismo, ou seja, são os açúcares, amidos e fibras que são encontrados nas frutas, grãos e legumes.
Por isso, eliminar esses nutrientes de sua rotina buscando emagrecer não é algo recomendável, já que funciona como fonte de energia para o corpo humano.
Apesar de existir a famosa dieta low carb, essa prática deve ser acompanhada por nutricionistas, visto que é preciso saber até onde esses alimentos podem ser retirados de sua rotina.
Mas, agora vamos falar sobre o consumo noturno desses alimentos, já que dizem que comer carboidrato à noite realmente engorda, mas será que é verdade?
Comer carboidrato a noite não engorda
De fato, o aumento do consumo de calorias durante o dia é o que proporciona as medidas da balança, logo, tudo o que se consome pode aumentar o peso.
Dessa forma, consuma somente o que é necessário e de acordo com uma dieta saudável montada por um nutricionista, se possível.
Por exemplo, alguém que demanda 2500 calorias diárias, mas ingere 3000 calorias, sabe que seu corpo vai transformar as 500 que sobram em gordura.
Por isso, saiba que controlar a ingestão de calorias diárias é importante para quem busca emagrecer, além de melhorar a qualidade de vida como um todo.
Assim, o consumo de calorias é o que engorda e não o horário em que isso acontece. Portanto, seja a noite, seja pela manhã, o carboidrato engorda pelo excesso.
Então, procure um nutricionista, pois ele pode até indicar uma refeição mais leve durante a noite, mas é para prevenir possíveis indigestões durante o sono.
O metabolismo lento noturno engorda?
Quando se pergunta se comer carboidrato a noite realmente engorda. Logo as pessoas associam essa prática ao metabolismo lento noturno.
Afinal, o corpo trabalha de uma forma mais lenta mesmo durante a noite. Mas não existem estudos que comprovem que deixar de comer a noite faz a pessoa emagrecer.
Segundo a nutricionista, Luiza Schenker, mesmo que seja menos acelerado, o organismo mantém o ritmo de funcionamento e as calorias consumidas durante a noite não têm influência maior do que aquelas ingeridas durante o dia.
Portanto, sabe-se que a ciência não provou que comer carboidrato a noite realmente engorda. Logo, é apenas mais uma crença popular que as pessoas criaram.
Então, se você deixou de comer carboidrato durante a noite pensando que vai engordar, volte a ingerir o que deseja, sem preocupação com o peso.