A maioria das pessoas que desejam perder peso tem medo de consumir carboidrato. Isso porque esse nutriente, que é utilizado pelo organismo para a realização de inúmeras funções, recebe a culpa pelo aumento de peso por ser rico em calorias. Mas comer carboidrato à noite engorda mesmo?
Além de muitas pessoas terem receio de consumir carboidrato, muitos acreditam que não é interessante consumir alimentos ricos em carboidratos à noite. Mas será que isso é mesmo um problema? Bom, se você está querendo perder peso e deseja tirar todas as suas dúvidas a respeito dos carboidratos, leia este post com atenção e entenda tudo o que você precisa saber para se manter em forma.
Comer carboidrato à noite engorda?
Então, agora é a hora de responder à pergunta que a maioria das pessoas que desejam perder peso fazem: comer carboidrato à noite engorda? Bom, na verdade, não. Apenas o consumo de carboidrato não é capaz de fazer com que você engorde, mas a sua alimentação como um todo. Então, é necessário ficar atento às calorias que você consome durante todo o dia, e não apenas durante a refeição noturna.
Muitas pessoas se esquecem de que os alimentos que elas comem durante todo o dia possuem calorias que vão se acumulando pelo corpo. Sendo assim, se você não consumir carboidratos à noite, mas consumir uma quantidade exagerada de alimentos durante todo o dia, você irá engordar da mesma forma.
Quem deseja emagrecer não pode consumir mais nutrientes do que o corpo é capaz de gastar, e não importa se esse nutriente é uma proteína, um carboidrato ou gordura, é preciso comer com moderação.
O metabolismo fica mais lento à noite?
Um dos motivos de as pessoas acharem que comer carboidrato à noite engorda é o fato de elas já terem ouvido falar que o metabolismo é mais lento à noite. De fato, o metabolismo fica um pouco mais lento nas últimas horas do dia. No entanto, não necessariamente deixar de comer nesse período vai fazer com que você emagreça.
Pois, ainda que o ritmo esteja mais lento, seu organismo continua funcionando e as calorias noturnas não podem ser consideradas piores que aquelas que você consumiu durante o dia.
O importante é o déficit calórico
Se você está tentando emagrecer, certamente já ouviu falar sobre déficit calórico. Estar em déficit calórico significa que você ingere menos calorias do que o seu corpo gasta. Assim, não sobram calorias em seu organismo. Quando o contrário acontece, as calorias que sobram se transformam em gordura e, por consequência, você engorda.
Então, se você gosta de comer batata, macarrão ou sente saudade do arroz na refeição noturna, não se preocupe. O problema não está nos alimentos isolados, mas no conjunto. Uma dica é que você troque os carboidratos tradicionais por opções integrais, pois elas são mais saudáveis.
Além disso, consuma alimentos ricos em fibras. Não se esqueça de que se privar do carboidrato não é a melhor opção, pois você pode acabar entrando em um estado de compulsão depois. Tenha, portanto, refeições equilibradas.