As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (PROUNI) foram abertas nesta nesta terça-feira, 13 de julho, para sua segunda edição. Os interessados de todo o Brasil em concorrer a uma das várias bolsas de estudo integrais devem fazer a inscrição no site oficial do programa.
Pelo PROUNI 2021, os estudantes podem escolher até duas opções de cursos, podendo trocar até o fim do período de inscrição. As notas de corte para conseguir uma das vagas são atualizadas todos os dias.
Uma das exigências para participar do processo é comprovar a conclusão do Ensino Médio regular pela rede pública ou ter estudado com bolsa integral na instituição privada. Entre outros, o programa ainda oferece vagas para professores da rede pública (não sendo necessário comprovar renda).
Estudantes com deficiência também podem concorrer a uma das bolsas (não é exigido que o ensino médio tenha sido realizado na rede pública). Veja alguns requisitos do programa abaixo:
- Ter feito à prova do Enem 2020;
- Obter média igual ou superior a 450 pontos;
- Não zerar na prova de redação do Enem 2020;
- Ter renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo para a bolsa integral ou de 1,5 a 3 salários mínimos para bolsa parcial.
As bolsas de estudo serão liberadas para brasileiros natos e naturalizados, desde que não tenham diploma de nível superior e sua renda não passe de um salário mínimo.
Também serão aceitas inscrições de estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano de 2019/2020, tendo feito uma pontuação acima de 350 pontos.
As inscrições podem ser feitas diretamente no site do Prouni. Ao acessar, será necessário usar uma conta Gov.br, a qual solicitará o seu CPF e senha de acesso. Caso não tenha conta, é possível criá-la.