Entre diversos fatores que definem a alta da inflação no Brasil, o preço do combustível é o que tem uma das maiores participações. Isso se deve pelo fato do transporte de cargas no Brasil ser feito basicamente de forma rodoviária, sendo assim, o aumento do combustível significa que o custo do transporte também se torna elevado, elevando, consequentemente, o preço dos produtos.
Nesse sentido, embora boa parte do preço do combustível seja definido através da política de preços da Petrobras, ele é apenas uma fração (maior parte) da composição do preço do combustível. Atualmente, são cinco fatores que definem o preço do combustível, o Preço Internacional do Petróleo, o refino, distribuição e revenda, o preço do etanol e os impostos aplicados.
Composição da Gasolina
A gasolina é o principal combustível utilizado pelos veículos de passeio no Brasil. Atualmente, a gasolina vendida nos postos brasileiros é uma mistura entre gasolina e etanol anidro, em uma divisão de 73% e 27%, respectivamente. Sendo assim, 13% do valor final da gasolina ficava com o etanol anidro.
Até o momento em que o ICMS foi reduzido pelo governo, os impostos incidentes sobre a gasolina, somavam 38,8% de seu valor final. Em relação ao ICMS, como a alíquota cobrada variava de estado para estado, a cobrança média era de 27%.Já em relação à Petrobras, 38,8%% do valor final ficava para a estatal, enquanto o lucro das distribuidoras representava 14%.
Composição do Diesel
Em relação ao diesel, a participação da Petrobras em relação à composição de preços é ainda maior. Antes de zerar o PIS/PASEP e COFINS, além da redução do ICMS pelo governo federal, a participação da Petrobras sobre o preço do diesel era de 63,2%, ou seja, mais da metade do valor que o consumidor paga na bomba.
Já em relação aos impostos, somados, tem uma fatia de 20% do valor total. A média do ICMS cobrado pelos estados em relação ao combustível diesel era de 11,7%. Os impostos federais não estão sendo cobrados desde março deste ano.
O diesel brasileiro é composto também de biodiesel, onde 10,4% do valor final é relacionado a ele. Já em relação a distribuição e revenda, estes ficam com 14,7% do valor final pago pelo consumidor.
Como fica o preço do combustível após redução do ICMS?
Com a redução dos impostos federais e ICMS, o que veremos é que a participação da Petrobras e de distribuição e revenda aumente em relação ao preço dos combustíveis. Isso mostra o impacto que a política de preços tem sobre o valor dos combustíveis.
Embora a redução dos impostos seja bem vinda, dado que abaixa o valor final para os consumidores, o valor reduzido pode ser facilmente perdido com um eventual reajuste no preço dos combustíveis, o que irá pressionar ainda mais a petroleira em relação a sua política de preços.
Sendo assim, caso não aconteçam mudanças relevantes em relação a política de preços imposta pela Petrobras, com o atual momento do mercado de Petróleo, certamente ainda veremos novos reajustes, o que impactará ainda mais a alta dos preços em nosso território.