Depois de 57 dias sem reajustar os preços dos combustíveis, a Petrobrás anunciou hoje, 10, um aumento de preços na gasolina e o diesel. Segundo a estatal, a gasolina subirá 18%, enquanto o diesel terá uma alta de 25%. Com isso, economistas afirmam que o impacto no bolso do consumidor será grande. A medida começa a valer a partir de amanhã, 11, sexta-feira.
Por outro lado, o presidente Jair Bolsonaro se reunirá com seus ministros para buscar estratégias para segurar os preços. Contudo, você não deve esperar uma diminuição do preço dos combustíveis. Por isso, vamos citar algumas formas de você driblar esse aumento e diminuir os impactos no seu bolso.
Combustíveis nas alturas
A Petrobrás anunciou o aumento nos preços dos combustíveis a partir de amanhã, 11, para todo o território nacional. A medida, que já era esperada, é um reflexo dos preços internacionais e vai pressionar ainda mais a inflação do país, que está em patamar altos ainda.
Isso acontece por conta da alta do petróleo. Desde o início do ano, a commodity subiu mais de 50%, principalmente depois no início dos conflitos na Ucrânia. Apesar disso, outras medidas também afetam o preço, como a paralisação das compras de petróleo russo por parte dos Estados Unidos. Além disso, especialistas esperam medidas similares vindas da Europa e de demais países aliados. Com isso, a economia russa sofreria ainda mais, o que aumentaria o preço do barril mais um pouco. Apesar disso, ontem, 9, a cotação caiu 17% com notícias de uma negociação entre os países. Hoje, até a postagem desse texto, o WTI operava em queda de 4,3%.
Por conta das altas, o preço internacional fica mais caro, assim como o custo para importar esse produto. Dessa forma, a Petrobrás se viu obrigada a subir os preços dos combustíveis. Contudo, existem formas de fugir dessa alta de preços com algumas atitudes no seu dia a dia.
Como fugir da alta dos preços?
Existem algumas formas de diminuir os impactos da alta dos combustíveis, apesar de ser impossível de se blindar completamente desse custo a mais. Isso porque o diesel é muito usado para o frete de produtos no Brasil, incluindo os alimentos do supermercado. Por isso, as prateleiras ficarão mais salgadas ao consumidor, ao passo que a ida aos postos também será mais dolorosa.
Contudo, uma forma bastante eficiente de fugir dessa alta é usar outros meios para locomoção. Atualmente, bicicletas tomam a frente nesse quesito, mas patinetes e scooter elétricos também podem suprir essa necessidade. Ainda, a depender do seu caso, pode ser mais barato usar o transporte público daqui em diante, caso você utilize veículos próprios. Além disso, busque fazer menos saídas de casa e planeje um dia da semana para fazer tudo que for necessário. Com isso, você gastará bem menos combustível.
Claro que os cortes não serão tão relevantes, dado que os combustíveis são essenciais para a locomoção. Contudo, com os preços cada vez mais altos, qualquer economia no dia a dia pode fazer uma grande diferença no final das contas.
Boa noite a todos, nossa que triste de saber que a gasolina e o diesel vai ter novamente um novo aumento pra piorar ainda mais o nosso custo de vida. Já não basta o salário menuscolo que o Brasileiro ganhar e trabalhar feito um louco na empresa que as vezes não é reconhecido pelo seu superior e também o patrão, não devemos generalizar mas existem muitos por aí nesse nosso Brasil. Amanhã mais uma vez nós estaremos sendo roubados por mais um aumento abosivo. Gostaria muito de saber porque o salário do Brasileiro não acompanha o aumento das mercadorias e também do combustível, isso é muita falta de respeito e consideração com nós que acordar cedo pra ir ao trabalho dependendo de várias condução trem,metro e ônibus. Sem contar a distância do trabalho que as vezes leva de duas ou quatro horas de viagem. Gostaria muito que os nossos governantes tivesse mais um pouco de consideração com o nosso e não esquecer de as eleições está chegando e vocês precisam do nosso voto 😂