Você já ouviu falar em colpite bacteriana? Sabe o que é? Sabe as melhores formas de tratamento? Por isso que hoje, nós do Brasil 123 vamos informar o que é a colpite bacteriana, bem como indicar as melhores formas de tratamento.
O que é a colpite bacteriana?
É uma inflamação causada principalmente pela bactéria Gardnerella sp., que atinge normalmente a vagina e o colo do útero. Seu principal sintoma é o surgimento de um corrimento vaginal branco e leitoso, além de causar dor durante a relação sexual e possuir um odor desagradável.
Esta doença normalmente atinge mulheres que possuem relações sexuais frequentes sem uso de preservativos.
O diagnóstico assertivo é realizado pelo médico ginecologista, considerando os sintomas relatados, observando a região da vagina e colo do útero, além da solicitação de exames específicos.
Como tratar a colpite bacteriana?
O tratamento é recomendado pelo médico ginecologista, com a intenção de eliminar a bactéria responsável pela infecção, e desta maneira, aliviar os sintomas apontados, e reduzir maiores complicações.
Tratamento médico para colpite bacteriana
Normalmente o médico ginecologista recomenda o uso de Clindamicina ou Metronidazol, que atuam diretamente na bactéria envolvida, tornando o tratamento eficaz.
A recomendação é de uso do tratamento por 6 a 10 dias, que deve ser feito de forma completa, e assim, evitar uma nova contaminação bacteriana.
Esses medicamentos são em forma de pomada que devem ser inseridas na vagina com o uso de aplicadores, após a higiene íntima de forma diária. A recomendação é que se aplique à noite, para que o efeito seja potencializado.
Como não é uma doença sexualmente transmissível, o parceiro sexual não precisa fazer o tratamento, pois não ocorre risco de transmissão durante o ato sexual.
O tratamento com Clindamicina ou Metronidazol pode ser feito também durante o período da gravidez, pois não afeta o desenvolvimento do bebê. Mesmo assim, tem recomendação que seja feito sob orientação médica.
Tratamento caseiro para colpite bacteriana
É possível realizar paralelamente ao tratamento médico, o tratamento caseiro para a colpite e, desse modo, potencializar os resultados.
A primeira atitude caseira que a mulher precisa fazer é realizar a higienização das partes íntimas de maneira com adequação. Ou seja, lavar apenas a região externa da vagina e, dessa forma, preservar a microbiota normal.
Recomenda-se também o uso de calcinhas de algodão durante e depois do tratamento, para favorecer a cicatrização do local afetado pela colpite bacteriana.
Outra atitude a se tomar é evitar o uso de roupas que apertam, que dificultam a respiração da pele e, certamente, fará com que demore mais para conseguir os resultados esperados. É importante que durante o tratamento a mulher mantenha resguardo de relações sexuais para evitar novas inflamações da vagina e do colo do útero.
A mulher pode tomar chá de casca de aroeira, pois possui propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e cicatrizantes. Mas não esqueça: este chá deve usar como complemento à medicação que tem recomendação pelo médico. Jamais substitua a medicação por algum chá caseiro.
A colpite bacteriana, se for identificada no início, é bem provável que o tratamento dure por menos tempo, ou seja, quanto mais você demorar para ir ao médico, maior é o tempo de tratamento para a doença.