Segundo informações repassadas por autoridades locais, dois marinheiros estão desaparecidos após uma colisão entre dois navios de carga na região sul da Suécia. O acidente aconteceu na última segunda-feira, 13, quando uma das embarcações virou.
A colisão ocorreu no Mar Báltico, situado entre a costa sul da Suécia e a ilha dinamarquesa de Bornholm, onde navios cargueiros, um britânico e outro dinamarquês, naufragaram. A informação é do porta-voz da autoridade marítima Carl-Johan Linde.
Logo após a colisão entre os navios de carga, as equipes de busca deram início às atividades com o auxílio de nove embarcações e um helicóptero. Juntos, foi possível deflagrar uma grande operação de resgate em águas extremamente geladas, cujas temperaturas costumam ficar abaixo de 4°C.
Os desaparecidos tratam-se de dois tripulantes do cargueiro dinamarquês Karin Høj, o proprietário do navio de 55 metros. “Há dois membros da tripulação. O navio estava vazio”, disse Søren Høj.
É importante ressaltar que o motivo do acidente ainda não foi identificado pelas autoridades locais. Nem mesmo o navio britânico foi identificado oficialmente de imediato. Mas agora sabe-se que consiste em uma embarcação com, aproximadamente, 90 metros de comprimento, segundo as autoridades suecas.
Enquanto isso, Linde reforçou que “o cargueiro dinamarquês se dirigia para a Dinamarca, enquanto os britânicos navegavam para (a ilha sueca de) Gotland”.
Agora, o governo sueco abriu nesta segunda-feira, uma investigação preliminar alegando “grave negligência” e “embriaguez no mar” após um tripulante ter morrido na colisão entre os navios. De acordo com o chefe da investigação da Guarda Costeira sueca, Jonatan Tholin, tratam-se de suspeitas criminais adicionais, que surgiram incluindo “intoxicação marinha grave […] e negligência”.
Por esta razão, duas pessoas foram detidas, sendo um cidadão britânico e outro croata. De acordo com a Administração Marítima Sueca (SMA), a embarcação capotada é a Karin Hoej, registrada na Dinamarca, e o de bandeira britânica é o Scot Carrier. O porta-voz da SMA, Jonas Franzen ainda completou contando sobre os relatos de gritos ao mar durante o frio e a escuridão.
O chamado por socorro foi recebido pelas autoridades locais às 03h30 da madrugada no horário local. Diante das circunstâncias climáticas, são poucas as chances de sobrevivência do marinheiro desconhecido.
Franzen ainda declarou que não há nenhum perigo com o navio britânico que, inclusive, ajudou nas buscas no mar. Porém, a SMA decidiu rebocar o navio para evitar que ele afunde, e vai procurar pelos desaparecidos dentro de uma embarcação.