A coceira em cães é comum e muitas vezes não representa um risco para o pet. Contudo, devemos ficar atentos aos demais sinais. Isso porque um animal saudável se coça algumas vezes ao dia. Mas, quando a coceira é intensa, pode representar um problema.
Sinais de coceira exagerada
A princípio, quando a coceira em cães é presente em vários momentos do dia e por tempo prolongado, devemos nos preocupar. Atente-se a:
- Queda de pelo;
- Lesões/ feridas avermelhadas, amareladas, esverdeadas, crostosas, purulentas, localizadas ou generalizadas;
- Coçar através de lambeduras.
Quais são as causas da coceira em cães
- Ectoparasitas. Causa mais comum. Nesse sentido, há presença de pulgas, carrapatos e piolhos. Ou seja, a presença destes já causa um aumento da coceira e alguns animais são alérgicos à saliva desses parasitas, desencadeando um quadro intenso.
- Sarnas. Além disso, existem dois tipos de sarnas: escabiose (contagiosa, com muitas lesões e coceira intensa); e demodécica (não contagiosa e coedira variável).
- Alergias. Dermatite alérgica à picada de ectoparasitas, alimentar e atopia (alergia a determinados componentes em produtos químicos, de limpeza, perfumes, gramas, flores, ácaros)
- Igualmente, as infecções também podem gerar coceiras em cães, porém não são causas. Então, elas aparecem geralmente de forma secundária à causa de base.
Tratamento
Portanto, a melhor maneira de descobrir como curar coceira em cães é buscando um veterinário. Lembre-se: coceira não é uma doença, é um sintoma de um outro problema.
Prevenção da coceira em cães
- Faça uso de antipulgas/carrapatos com frequência (a cada 30 dias pelo menos).
- Faça banhos regulares com produtos neutros, não abuse de perfumes, lenços umedecidos e evite contato direto com produtos químicos.
- Ofereça um alimento de qualidade boa e marcas confiáveis.
- Cuidado com petiscos e/ ou comida caseira em excesso.
- Faça visitas regulares ao veterinário.
Por fim, seu cão está se coçando muito? Procure um especialista para avaliar melhor a situação do seu pet. Deixe o seu comentário se este artigo te ajudou.