A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento importante, e que pode ser obtido de graça em alguns estados brasileiros, por meio do programa CNH Social. Um deles é o estado do Mato Grosso do Sul (MS), que abriu uma chamada para 176 novas pessoas se habilitarem de graça.
Nesse sentido, os candidatos que realizaram o pedido, devem ir até a agência do Detran do município ao qual foi convocado, lembrando que o prazo começa hoje, dia 10, e vai até o dia 17 de março. É necessário levar uma cópia do documento oficial com foto, e a versão original. Esse programa deve beneficiar cerca de 5 mil pessoas em situação de vulnerabilidade.
Por meio deste benefício, as pessoas conseguem passar por todas as etapas que envolvem a emissão do documento sem pagar nada por isso. O valor médio da primeira habilitação é de pelo menos R$ 1.600, e incluí fases como: exame de aptidão física e mental, aulas teóricas, prova teórica, aulas práticas e prova prática. Todos esses momentos geram custo ao condutor.
As cidades que estão realizando chamadas para o CNH Social
O período atual está concentrando chamadas no estado do Mato Grosso do Sul e o atual edital faz chamada de 94 beneficiários das seguintes cidades:
- Aparecida do Taboado;
- Cassilândia;
- Chapadão do Sul;
- Costa Rica;
- Paraíso das Águas;
- Paranaíba.
Já o segundo edital convoca mais 82 candidatos dos seguintes municípios:
- Aquidauana;
- Anastácio;
- Bodoquena;
- Dois Irmãos do Buriti;
- Miranda.
Vale lembrar que a CNH Social é o benefício do Governo Federal e já está ativo em diversas regiões do Brasil, veja abaixo a lista dos estados que já disponibilizam o benefício para seus cidadãos:
- Ceará;
- Amazonas;
- Goiás;
- Maranhão;
- Minas Gerais;
- Pernambuco;
- Rio Grande do Norte;
- Espírito Santo;
- Roraima;
- Paraíba;
- Bahia;
- Rio Grande do Sul;
- Distrito Federal;
- São Paulo.
Veja os requisitos para adentrar ao programa
Todas as exigências como pré-requisitos para inscrições na CNH Social, além do número de vagas, entre outros pontos, são definidos conforme o estado determinada. Por isso é importante estar atento as divulgações do Detran, ler ao edital do processo seletivo, e acompanhar os prazos.
O benefício da CNH Social é de grande valia para a população de baixa renda que necessita tirar a CNH, principalmente aqueles que precisam trabalhar com veículos. Nesse sentido, veja abaixo a lista dos requisitos que devem ser preenchidos para dar entrada no benefício:
- A renda mensal não deve ser maior que dois salários mínimos;
- A pessoa deve estar desempregada a mais de 12 meses;
- Não ter trabalho registrado em sua carteira de trabalho;
- Beneficiário do programa Bolsa Família;
- Estudante da rede pública de ensino, e com um bom desempenho escolar;
- Ex-presidiários;
- Pessoas com necessidades especiais;
- Pequenos agricultores rurais.