O Departamento Estadual de Trânsito informa a abertura de 4.500 vagas na segunda fase do programa CNH Social em 2020. Interessados em obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita devem realizar suas inscrições até o dia 07 de outubro de 2020.
O programa vai possibilitar:
- obtenção da primeira habilitação no estado nas categorias A (moto) ou B (carro);
- inclusão de categoria A ou B (para quem já é habilitado); e
- para aqueles que já são habilitados, e mudança de categoria para D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).
Para conseguir participar é necessário ter cadastro ativo no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) lançado na Base Nacional até o dia 14 de agosto. As inscrições estão sendo realizadas no site do Detran ES.
Requisitos para participar
Além do CadÚnico, será exigido:
- menor renda per capita;
- maior número de componentes no grupo familiar;
- Ensino Fundamental completo;
- beneficiário do Bolsa Família e
- data e hora de inscrição.
De acordo com o texto publicado no Diário Oficial, o resultado dos aprovados será divulgado em outubro, no dia 13, no próprio site do Detran. Nesse programa também terá os candidatos reservas, que poderão ser chamados no dia 16 de novembro.
Cerca de 2,5 mil pessoas já foram contempladas na primeira fase do programa. Os que forem aprovados estarão isentos de qualquer pagamento para obtenção da CNH.
O órgão diz que a meta, até 2022, é possibilitar 25 mil carteiras de motorista gratuitas.
“Nosso objetivo é oferecer formação qualificada e profissional para quem mais precisa, facilitando o ingresso no mercado de trabalho”, disse o governador.
não viabiliza em nada carteira nacional de habilitação para um motorista ingressar no mercado de trabalho, o anunciado acima é só as categorias A e B, e nenhuma das categorias é profissional, além de que apos as categorias profissionais ainda tem que se capacitar em cursos especializados tais como transporte de cargas perigosas, transporte de pessoas, transporte escolar.
Para cargas perigosas até concordo mas para transporte escolar, transporte público…
qual seria a função das categorias C,D e E?
boa tarde,como eu me cadastro para,obter CNH grátis?