Hoje em dia, cada vez mais mulheres buscam sua independência e igualdade em todas as áreas da vida. E uma das formas de conquistar essa independência é a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que dá liberdade e autonomia no trânsito.
Por esse motivo, a Chevrolet lançou um projeto em parceria com a ONG Plano de Menina para incentivar e apoiar mulheres que desejam tirar a carteira de habilitação, mas não têm condições financeiras para isso.
O propósito do projeto
O objetivo do projeto é promover a igualdade de gênero no transporte, ampliar as oportunidades para as mulheres e empoderá-las no trânsito. Vinculado ao Plano das Mulheres, o Plano das Meninas trabalha para que meninas e mulheres assumam o controle de suas vidas e de sua direção, obtendo uma carteira de motorista gratuita.
“Estamos atuando para que meninas e mulheres assumam a direção de suas vidas e do volante com uma CNH gratuita”, informou a ONG Plano de Menina em seu site.
Requisitos para participar do programa CNH Grátis
Para participar do projeto e conseguir tirar a CNH gratuitamente, é necessário atender a alguns requisitos básicos:
- Ter mais de 18 anos.
- Identificar-se como mulher, cis ou trans.
- Não ter carteira de motorista.
- Essas exigências visam garantir que o projeto atinja mulheres que realmente precisam do benefício e que não possuem condições financeiras de arcar com os custos do processo de qualificação.
Número de licenças oferecidas no programa de CNH grátis
A quantidade de CNH ofertada pelo projeto será definida de acordo com o valor arrecadado na campanha de vaquinha. Assim, o número de alunos abrangidos só será determinado após o final da campanha.
“Caso o número de inscrições seja maior do que as CNHs disponíveis, faremos a seleção com base nas histórias de cada candidata, contemplando aquelas que terão maior impacto pessoal e/ou profissional ao obter a habilitação, cuja seleção será apreciada por um Comitê interno do Instituto”, pontua o regulamento do projeto.
Inscrições e horários das aulas
As inscrições para o projeto que oferece CNH gratuita para mulheres serão válidas de 26 de julho de 2023 a 27 de agosto de 2023. É importante ressaltar que o projeto tem limite de 10.000 inscrições, por isso é necessário se inscrever o quanto antes para garantir a participação.
Após a seleção dos alunos contemplados, o prazo para lecionar em autoescolas credenciadas pode se estender até 31 de agosto de 2024. Durante esse período, todos os custos associados ao processo de obtenção da CNH serão arcados pelo projeto, com exceção de quaisquer divergências.
Como fazer a inscrição para a CNH grátis
O processo de inscrição no projeto, que oferece carteira de habilitação gratuita para mulheres, é simples e pode ser feito online. Basta acessar a ficha de inscrição disponibilizada pela ONG Plano de Menina e preencher todos os dados solicitados.
Se inscreva clicando aqui.
Importância da CNH para Mulheres
A CNH é muito mais que um documento de identificação para transporte. Representa liberdade, autonomia e igualdade de oportunidades para as mulheres. Com a CNH, a mulher pode conquistar independência, exercer atividades profissionais que exigem carteira de habilitação e, principalmente, sentir-se empoderada nas ruas e estradas do país.
“A CNH é um instrumento importante que pode empoderar nós, mulheres, uma vez que é um sinônimo de liberdade. Por isso, estamos dando mais um passo importante no trabalho que estamos fazendo com a marca Tracker. Com essa campanha, queremos quebrar os preconceitos no trânsito. Por exemplo, apenas 6% dos acidentes em São Paulo são causados por mulheres, justamente por serem mais cuidadosas ao dirigir. No entanto, 80% das pessoas que têm medo de dirigir são mulheres. Essa comunicação vem para incentivar todas a perderem esse medo e mostrar que o trânsito é lugar para todos”, menciona Chris Rego, diretora-executiva de Marketing da GM América do Sul.
Habilitação gratuita para mulheres
Acima de tudo, o projeto que oferece carteira de habilitação gratuita para mulheres é uma louvável iniciativa que busca promover a igualdade de gênero no transporte e oferecer oportunidades para quem não tem condições financeiras de arcar com o custo do processo de qualificação. Dessa maneira, quem é mulher ou se identifica com o gênero feminino e deseja tirar a carteira de habilitação, basta não perder a oportunidade de se candidatar e ganhar a a independência nas pistas. Assim, entre no formulário de inscrição e faça parte desta iniciativa transformadora.
Lembre-se que a CNH é muito mais que um documento de identificação. É a chave para a sua liberdade e capacitação em movimento. Então, não perca esta chance!