Desde às 13h desta quarta-feira (22), quem se cadastrou no programa CNH Popular 2023 do Ceará poderá consultar se foi aprovado ou não para obter a CNH Grátis.
Vale destacar que a consulta acontece única e exclusivamente através do site do Detran-CE. Para tanto, acesse este link, informe o número do seu CPF e data de nascimento, e confira o resultado.
CNH Grátis 2023
De acordo com o governador do Ceará, Elmano de Freitas, o programa CNH Popular 2023 ofertou um total de 25 mil vagas, e assim, contempla um investimento que superou a marca de R$ 30 milhões.
Em relação às consultas e notificações, o governador alerta:
“Se você receber um e-mail, uma mensagem no telefone, é golpe. Toda a atualização do processo acontece apenas pelo site do Detran. Fique atento”, ressalta.
CNH Grátis no Ceará
O programa que proporciona a CNH grátis, considerado um sucesso, teve início em 2009, e já beneficiou mais de 200 mil cearenses.
Ofertando 25 mil primeiras habilitações nas categorias A (moto) e B (carro), a ação se destina a pessoas de baixa renda.
“Além de uma ação para mais segurança nas nossas vias, é uma ação de aumento de oportunidades. Algumas pessoas precisam da carteira para trabalhar, às vezes têm proposta de emprego e às vezes não têm habilitação. Então, é muito importante que a gente possa garantir às pessoas mais humildes do Ceará o direito de ter sua carteira de habilitação”, ressaltou Elmano.
Voltamos a salientar que os candidatos inscritos no programa devem acompanhar o andamento das etapas na página específica do portal do Detran-CE.
Números do programa
A saber, são 5 mil carteiras de motorista para Fortaleza e 20 mil distribuídas para os demais 183 municípios.
“Para decidir a quantidade de carteiras distribuídas, nós pegamos a quantidade da população do estado para o Interior, verificamos e aplicamos fatores para caso de ter o trânsito municipalizado. Verificamos a quantidade de habitantes no município e a quantidade de CNHs e veículos na região. Nenhum município vai ficar sem sua CNH Popular”, explicou o superintendente do Detran-CE, Michel Mourão.
“Os municípios que estão com gestão de trânsito municipalizada terão uma quantidade maior de CNHs”, complementou.
Cabe citar que atualmente, o Ceará tem 88 gestões de trânsito municipalizadas, incluindo Fortaleza. Estes, portanto, receberão atendimento na primeira fase. Os municípios que estão em fase de formalização de cadastro junto a Senatran serão atendidos em seguida.
E, por último, os municípios que ainda não iniciaram seus procedimentos de gestão de trânsito local.