Excelente notícia para muitos cidadãos brasileiros! Agora, por causa de uma ação do governo, será possível tirar a carteira de habilitação de maneira 100% gratuita. Vale destacar que o anúncio foi feito pelas autoridades competentes em seus canais oficiais nas redes sociais.
Antecipadamente, o programa CNH (Carteira Nacional de Habilitação) Popular disponibilizou mais de 25 mil vagas para que a população possa aprender a dirigir sem a necessidade de pagar nada por isso. A princípio, a iniciativa ocorre no Estado do Ceará. Abaixo, é possível conferir mais informações sobre o projeto.
CNH Popular no Ceará disponibiliza novas vagas
Antes de tudo, o governador Elmano de Freitas (PT) deu a notícia sobre as novas vagas em uma transmissão ao vivo nas redes sociais. Dessa maneira, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do estado vai disponibilizar 25 mil oportunidades para o programa ainda em 2023. Cabe salientar que o número é o mesmo que o CNH Popular ofertou no ano passado, como pontuado pelo petista.
“Prepare a documentação porque vamos abrir vagas pelo Detran, agora em outubro. 25 mil vagas no total“, destacou Freitas, respondendo a um internauta durante a transmissão ao vivo.
Documentos obrigatórios para solicitar a entrada no programa
Em primeiro lugar, o projeto foi criado em 2009 e tem como finalidade ofertar a possibilidade dos cidadãos menos favorecidos financeiramente de obter sua carteira de motorista de graça. Lembrando que a medida vale para todos os 284 municípios do Ceará.
Todavia, ainda não há informações sobre o processo de inscrições no programa. Até o momento, o que se sabe é que alguns documentos são necessários para ingressar no programa CNH Popular. Veja a seguir quais são eles:
- RG e CPF;
- Documento médico com código CID (para deficientes físicos);
- Declaração da Secretaria de Segurança Pública (para pessoas egressas do sistema prisional).
- Comprovante de endereço ou declaração de residência;
- Declaração do CRAS (para aqueles que fazem parte do Bolsa Família).
Cidadãos de baixa renda, estando com tudo isso em mãos, podem conseguir a tão sonhada habilitação na categoria A (motos) e B (carros). Ao finalizar o processo de categoria A, o governo ainda contempla os recém-habilitados com um capacete. A ideia é educar os novos condutores e diminuir o número de acidentes graves.
Saiba como Participar do CNH Popular
De antemão, para participar do programa CNH Popular, é fundamental atender aos critérios estabelecidos pelo governo. Do mesmo modo, é necessário ficar atento aos prazos de inscrição, bem como a documentação necessária citada anteriormente. Entretanto, aqui estão os passos básicos para participar:
- Veja se você se enquadra nos critérios de renda estabelecidos pelo programa.
- Tome posse de toda a documentação necessária (menciona anteriormente)
- Depois disso, acesse o site do Detran-CE e verifique as datas e locais de inscrição.
- Faça a sua inscrição dentro do prazo estabelecido.
- Por fim, aguarde a divulgação dos resultados e, caso você seja selecionado, siga as orientações para a obtenção da sua CNH gratuita.
CNH Social em Outros Estados
Também é importante deixar claro que, além do Ceará, outros estados brasileiros também fornecem o programa CNH Social, com a ideia de proporcionar a oportunidade de obtenção da carteira de motorista de maneira gratuita para pessoas de baixa renda. Nesse sentido, entre os estados que possuem o programa estão:
- Acre,
- Amazonas,
- Distrito Federal,
- Espírito Santo,
- Goiás,
- Mato Grosso do Sul,
- Pará,
- Paraíba,
- Rio Grande do Norte,
- Sergipe,
- Alagoas,
- Pernambuco e
- Roraima.
Todavia, é válido ressaltar que cada estado possui suas próprias regras e critérios para participação no programa. Então, não deixe de verificar as informações específicas do seu estado antes de realizar a inscrição.