Os clientes do Nubank precisam ficar atentos a um novo golpe que está acontecendo. A realidade é tão grave que o próprio banco se manifestou sobre a ilegalidade. Na prática, isso pode colocar os seus dados em perigo, além, claro, do seu dinheiro guardado no banco. Vale lembrar que a instituição tem todos os selos de proteção de dados e é um banco seguro.
Por isso, hoje vamos entender como funciona o novo golpe que está atacando clientes do Nubank e também vamos mostrar como se proteger.
O golpe contra clientes do Nubank
Dia após dia, os criminosos estão ficando cada vez mais profissionais nas práticas ilícitas. Com o novo golpe, as atitudes dos criminosos vem ficando cada vez mais camuflada. Isso porque os bandidos estão aplicando o golpe da “falsa central telefônica“, o que vem apavorando os clientes do Nubank.
Isso porque, na prática, os criminosos ligam para os clientes informando que são funcionários do banco. Contudo, eles camuflam o real número de telefone e colocam, no visor do seu celular, o real número do Nubank (4020-0185). Na ligação, eles pedem dados pessoais, como número do cartão, CPF, nome completo e outras informações. Caso você receba essas ligações, jamais passe os seus dados telefônicos.
Isso porque o Nubank afirma que não entra em contato por telefone com os clientes, em nenhuma hipótese. Dessa forma, caso algum criminoso entre em contato com você, o ideal é desligar a chamada e, após isso, entrar em contato com os canais de atendimento oficiais do banco imediatamente.
“Caso algum cliente seja vítima de golpe em decorrência dessa ou de qualquer outra abordagem, o primeiro passo a ser tomado é entrar em contato em nossos canais de atendimento, disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, para que sejam tomadas as medidas cabíveis”, disse o banco ao Valor Econômico.
Como se proteger dos golpes?
Os golpes financeiros normalmente acontecem sempre da mesma forma. Isso porque os criminosos entram em contato com você, pedem alguns dados e, depois disso, solicitam que você faça algumas transações pelo Pix, baixe aplicativos ou clique em alguns links específicos. O Nubank informou que não faz isso.
Confira algumas dicas para se proteger de golpes financeiros:
- Nunca passe seus dados pelo telefone, como CPF, número de documentos, entre outros;
- Jamais clique em links enviados pelo atendente;
- Nunca passe códigos que você recebe por SMS;
- Sempre exija que o atendente fale os seus dados e apenas faça as confirmações.
Além disso, é importante ressaltar que, seja no Nubank, seja em outro banco, sempre saiba quais são os canais oficiais de atendimento. Em caso de dúvida, desligue o telefone e entre em contato com a instituição.