Cláudio Castro, do Partido Liberal, é um político do estado do Rio de Janeiro e foi reeleito para governador do estado. Cláudio Castro sempre se posicionou pró-bolsonaro e conseguiu sua reeleição com apoio do ex-presidente da república.
Porém, após as eleições Cláudio Castro tem cada vez mais se distanciando da ala bolsonarista no Rio de Janeiro e sua posição está causando divisões dentro de seu partido, o Partido Liberal (PL).
A divisão no partido ficou ainda mais evidente durante a semana passada, quando os votos do PL se dividiram para eleger o novo chefe da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. A relação ameaça se aprofundar, deixando sequelas na relação do mandatário com o bolsonarismo.
Cláudio Castro e sua relação com Bolsonaro
Cláudio Castro participou de vários eventos durante o período eleitoral que apoiavam a reeleição do então presidente da república e nunca escondeu seu apoio a figura de Bolsonaro.
Porém, sem falar com o ex-presidente, que está nos Estados Unidos desde o fim do ano passado, o governador do Rio de Janeiro tenta equilibrar o afastamento com a manutenção da base bolsonarista.
Nesse sentido, a estratégia expôs o racha no PL e a perda de força de Bolsonaro no Rio. A bancada aliada a ele é a maior da Alerj, mas começa a sentir a força do governador.
A chapa de deputados estaduais do Partido Liberal era o grande diferencial de Jair Bolsonaro para aumentar alianças e tentar expandir votos durante as eleições presidenciais.
Contudo, dos 17 deputados estaduais do PL, Bolsonaro ainda tem apoio de ao menos oito: Doutor Serginho, Douglas Ruas, Anderson Moraes, Samuel Malafaia, Jair Bittencourt, Márcio Gualberto, Thiago Gagliasso e Fillipe Poubell.
Recentemente, um dos personagens símbolo do bolsonarismo raiz, o deputado Rodrigo Amorim se aproximou do governador Cláudio Castro, interessado em presidir a Comissão de Constituição e Justiça, desejo que deve oficializar nos próximos dias.
Atritos na ala bolsonarista
Figura fiel ao ex-presidente Bolsonaro e ala bolsonarista, Poubell minimiza os atritos criados recentemente e diz que não existe ruído, mesmo após o racha no PL. Segundo ele, o partido segue uma “unidade total”.
Com o distanciamento de Cláudio Castro a ala bolsonarista no Rio de Janeiro, os parlamentares e figuras fiéis ao bolsonarismo no estado, espera um parecer do ex-presidente ou do próprio Partido Liberal para começar a ensaiar uma atitude contra o governador ou até mesmo passar a ser resistência as pautas de Cláudio Castro na Alerj.
Por enquanto, o governador Cláudio Castro está procurando aumentar a distância de pautas que são a cara do bolsonarismo.
Durante seminário do Grupo de Líderes Empresariais, em Lisboa, neste sábado, 4, ele afirmou que o “verdadeiro povo brasileiro” apoia o Judiciário. “Contem com os governos e com os governadores. O que queremos é paz para esse País”, afirmou, citando os ministros do Supremo Tribunal Federal.