A Claro Brasil alcançou uma expressiva marca no quarto trimestre de 2021. A saber, a operadora de telefonia encerrou o período com um lucro operacional de R$ 1,64 bilhão. Isso representa um crescimento de 71% na comparação com o mesmo período de 2020.
De acordo com os dados da companhia, a receita chegou a R$ 10,17 bilhões no período, alta de 0,9% na base anual. Em suma, o principal destaque do trimestre foi o crescimento firme de 8,3% da receita líquida de serviços móveis, que totalizou R$ 4,536 bilhões.
Por outro lado, houve queda da receita no segmento de TV por assinatura (-12,9%) e na telefonia fixa (-9,6%). Contudo, a empresa mexicana América Móvil, controladora da Claro Brasil, afirmou que essas perdas foram compensadas pelo crescimento de 4,1% na receita de banda larga e pela alta de 9,6% nas vendas proveniente de redes corporativas.
Já o Ebitda, que representa os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, alcançou a marca de R$ 4,22 bilhões, montante 3,6% maior que o registrado no mesmo período de 2020
A margem Ebitda foi de 43%, o que representa a continuação da trajetória de crescimento sustentável dos negócios. E isso ocorreu mesmo com a pressão inflacionária e os altos custos operacionais, destacou a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Veja mais detalhes do desempenho da Claro Brasil
Segundo a Claro Brasil, houve um crescimento de 16,2% das assinaturas na base de pós-pago em relação ao quarto trimestre de 2020. Desse jeito, houve uma adição de 5,8 milhões de clientes graças ao impulso de adições líquidas e portabilidade de linhas. Por sua vez, o segmento pré-pago encerrou o trimestre com 29,1 milhões de assinantes.
No total, a Claro Brasil fechou o período com 70,5 milhões de clientes móveis. Houve um saldo líquido de portabilidade com 329 mil linhas portadas. Já a cobertura total da rede fixa da Claro no Brasil alcançou 35,7 milhões de domicílios em 372 cidades. Assim, a companhia seguiu na liderança da banda larga nacional, concentrando 23,5% da participação de mercado.
Por fim, o Claro Box TV fechou o trimestre com 255,7 mil de assinantes. Aliás, a empresa também lidera o segmento de TV por assinatura, com 43,0% de participação de mercado.
Leia Mais: Preço dos alugueis residenciais sobe 1,86% em janeiro