As personagens Clara e Helena, interpretadas respectivamente por Regiane Alves e Priscila Sztejnman, não terão cenas de beijo em ‘Vai na Fé‘, da TV Globo. De acordo com a exclusiva da colunista Patrícia Kogut, nesta sexta-feira (9), todas as cenas de beijos foram descartadas pela emissora.
Dynho Alves rebate Léo Dias sobre gravidez de Mirella: “Inconveniente”
Agora, as atrizes só estão gravando sequências em que as personagens trocam carinho e foram informadas de que se trata de um processo de edição. Em maio deste ano, a novela já havia censurado um beijo entre as duas.
Em nota para a imprensa, a emissora frisou que tudo fazia parte de uma estratégia: “Toda novela está sujeita a edição. Uma rotina que atende às estratégias de programação ou artísticas. Isso, inclusive, é sinalizado nos resumos de capítulos divulgados pela Globo”.
Logo depois, o canal gravou mais um beijo entre as duas, que não foi exibido. De acordo com o site Notícias da TV, o objetivo é monitorar melhor as reações do público e das redes sociais para não chocar o telespectador mais conservador. Isso porque, em seu cerne, ‘Vai na Fé’ fala sobre a luta de uma mãe solteira e evangélica, Sol, vivida por Sheron Menezzes.
A novela ‘Nos Tempos do Imperador’ teve beijo lésbico
Thereza Falcão, autora da novela ‘Nos Tempos do Imperador’, da TV Globo, fez questão de defender o beijo lésbico na trama, que repercutiu nas redes sociais. Na edição de 2021, as personagens Clemência (Dani Barros) e Vitória (Maria Clara Gueiros) protagonizaram a cena no folhetim.
Para o site Extra, Thereza defendeu o amor entre as duas: “Achamos importante naturalizar a relação que acabou nascendo entre elas, e o beijo faz parte do afeto. A grande maioria do público entendeu e se emocionou. Isso foi importante neste momento de intolerância”.
O beijo é o terceiro LGBTQIA+ da faixa das 18h, depois de ‘Orgulho e Paixão (2018)’ e ‘Orfãos da Terra (2019)’. Em fevereiro de 2022, o horário recebeu a novela ‘Além da Ilusão’, com Rafa Vitti e Larissa Manoela. Vale lembrar que, ‘Nos Tempos do Imperador’, também houve uma cena de “racismo reverso”.
Na cena em questão, que gerou diversos debates no Twitter, dom Olu (Rogério Brito) rejeitou a presença da jovem na Pequena África – espaço de resistência de negros livres e fugidos. A decisão gerou revolta em Samuel, que afirmou: “Só porque você é branca não pode morar na Pequena África? Como queremos ter os mesmos direitos se fazemos com os brancos as mesmas coisas que eles fazem com a gente?”. Pilar coloca panos quentes e diz que entende dom Olu.
Veja também: Shakira e Lewis Hamilton estão no início do namoro