Com a queda das temperaturas, quem sofre de problemas respiratórios como a rinite e sinusite, por exemplo, costuma abusar de medicamentos descongestionantes. Apesar de esta condição ser comum em até 30% a 40% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Alergia (WAO), a falta de tratamento pode facilitar o surgimento de outro grande incomodo, o desvio do septo.
O desvio do septo, nada mais é, do que uma alteração da parede constituída de osso e cartilagem, localizada no meio do nariz e responsável por separar uma narina da outra. Esta alteração, quando pequena, pode não apresentar incômodos, entretanto, quando o crescimento da cartilagem é exagerado, pode vir a surgir dificuldade na respiração e até a apneia do sono.
Sintomas do desvio de septo
Uma breve análise da fisionomia interna do nariz pode revelar a condição, apesar disso, muitos indivíduos só descobrem que tem o desvio de septo após apresentar os seguintes sintomas:
- Nariz entupido
- Cefaleia (dor de cabeça)
- Dores na face
- Apneia
- Respiração oral (pela boca)
- Ronco
- Sangramento pelo nariz
Tratamento
Visto que o desvio de septo é uma alteração na anatomia da cartilagem interna do nariz, tratamentos com medicamentos, por exemplo, apenas reduzem os sintomas causados pelo crescimento exagerado da cartilagem.
Para solucionar de vez o problema, uma pequena intervenção cirúrgica é necessária. Saiba mais sobre ela.
Cirurgia de desvio de septo
O procedimento deve ser feito por um médico otorrinolaringologista e geralmente leva em torno de uma hora.
A cirurgia pode ser feita após a puberdade, ou seja, quando o desenvolvimento ósseo e cartilaginoso do nariz já ocorreu por completo.
De acordo com a avaliação do cirurgião, pode ser aplicada uma anestesia local ou até mesmo geral. Logo após, um corte é feito no nariz, a fim de descolar a pele que o reveste, seguida de correção do septo a partir da retirada do excesso de cartilagem ou de parte da estrutura óssea e do reposicionamento da pele.
Cuidados pós-cirúrgicos
Dentre os cuidados recomendados após a cirurgia de desvio de septo, o médico alerta para:
- Evitar tomar sol
- Usar óculos
- Trocar o curativo de acordo com as orientações médicas
- Fazer uso de antibióticos
Além disso, é essencial manter o descanso de atividades intensas por aproximadamente sete dias e logo após esse período, retornar para uma consulta médica, a fim de avaliar a recuperação da cirurgia.
Leia mais: Vacina para Rinite: Saiba quando ela pode ser indicada