Neste domingo (18), o senador Ciro Nogueira (PP) cobrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faça visitas aos estados em que recebeu menos votos nas eleições de 2022. De acordo com o senador, o “discurso de amor” do petista era apenas uma “promessa de campanha” e que o chefe do Executivo ainda não viajou para “locais onde vive metade da população brasileira”.
“Lula vai à China… Lula vai à Europa… Lula vai ao Pará, ao Nordeste, mas quando Lula vai ao Sul do país? Paraná, Santa Catarina ou ao interior de São Paulo? MS ou MT. Por que a recusa de visitar os locais onde vive metade da população brasileira? Até quando essa recusa em ser presidente de todos os brasileiros? E o amor? Ah… o amor era apenas promessa de campanha”, disse Ciro, em publicação feita no Twitter.
Enquanto Bolsonaro saiu vitorioso nas regiões do Sul e Centro-Oeste, Luiz Inácio Lula da Silva ganhou em todos os estados da região Nordeste. No total, Lula saiu vitorioso em 13 estados e Bolsonaro em 13 estados mais o Distrito Federal, embora não tenha sido o suficiente para garantir a vitória nas eleições presidenciais do ano passado.
Na avaliação de Ciro Nogueira, governo Lula está “estagnado”
O senador também comentou a avaliação do governo Lula, divulgado pelo Datafolha. De acordo com Ciro, o governo de Lula está “estagnado”. Aproximadamente 27% dos entrevistados pelo Datafolha apontaram que reprovam a terceira gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“As pesquisas não mentem: apesar de toda a passação de pano, o Lula 3 está estagnado. Do ponto de vista popular, subiu a rampa em 1º de janeiro e parou ali. De lá pra cá, Lula 3 – com toda a boa vontade da mídia que só aplaude – parou. É um governo catatônico”, disse Ciro Nogueira.
Nas últimas semanas, o senador vem utilizando as redes sociais e entrevistas para realizar críticas ao terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Em uma das críticas, ele chegou a dizer que a articulação política do governo é “infantil e desastrosa”. Lula vem sofrendo com seguidas derrotas em votações na Câmara.
“A posição do governo parece ser uma coisa juvenil ainda, infantil. Eu não entendo como – já é o quinto governo do PT – eles atuam de forma tão infantil e desastrosa. Parece até que tem um membro da oposição lá no Palácio do Planalto. É o próprio Lula que tem errado absurdamente e não estava preparado para esse novo momento da política brasileira. Não adianta culpar ninguém”, disse.
Senador irá apoiar indicação de Zanin ao STF
Embora venha sendo bastante crítico com a atuação do governo federal, Ciro Nogueira afirmou que irá apoiar a indicação de Cristiano Zanin ao STF, feita pelo presidente da República. Zanin é advogado de Lula e ganhou notoriedade ao realizar sua defesa nos julgamentos da operação Lava Jato.
No entanto, de acordo com o senador, a bancada do PP irá votar como quiser. A sabatina de Zanin na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) será realizada na próxima quarta-feira e deverá ir ao plenário do Senado no mesmo dia. Nogueira não será o primeiro aliado de Bolsonaro a se posicionar a favor de Zanin no STF, a senadora Damares Silva também já declarou apoio.