Um vídeo em que o ex-candidato à presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, é hostilizado no aeroporto de Miami viralizou neste domingo (27). O vídeo foi gravado por uma mulher e foi bastante compartilhado no Twitter. A gravação mostra Ciro acompanhado de sua esposa, Giselle Bezerra, enquanto aguardava em uma fila.
A publicação dura cerca de 20 segundos e a mulher, não identificada, diz: “Olha aqui, gente, quem tá aqui em Miami. Se aliou ao bandido do PT, Ciro Gomes, na fila aqui de Miami. O traidor. Falou um monte de bosta do Lula e se aliou a ele. Tá aqui, passeando em Miami enquanto vocês estão aí tudo passando dificuldade.”
Ciro Gomes não respondeu às provocações, bem como não se pronunciou sobre o caso. Inclusive, o vídeo mostra Ciro sorrindo após as provocações da mulher. Por outro lado, sua esposa, Gisele Bezerra, se assustou com o tom da mulher, embora tenha adotado o mesmo comportamento de seu marido posteriormente.
No segundo turno das eleições deste ano, Ciro Gomes causou a revolta de diversos eleitores. O mesmo foi bastante crítico ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o primeiro turno, contudo, no segundo turno, ele declarou que iria seguir a orientação de seu partido (PDT), sobre seu voto. O PDT orientou os candidatos e simpatizantes da legenda a votarem em Lula.
Ciro Gomes foi o quarto candidato mais votado no primeiro turno das eleições de 2022, conseguindo 3.599.297 votos, o que equivale a 3,04% dos votos válidos, ficando atrás de Simone Tebet, que conseguiu o terceiro lugar.
Além de Ciro Gomes, Gilberto Gil também foi hostilizado por bolsonaristas
Poucas horas antes de o vídeo de Ciro Gomes viralizar no Twitter, um outro vídeo, envolvendo o cantor Gilberto Gil, também viralizou na internet. Na última quinta-feira, Gilberto Gil e sua produtora artística Flora Gil foram atacados por um grupo de bolsonaristas no Estádio Lusail Iconic, onde ocorreu a estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar.
“Vamo, Bolsonaro. Vamo, Lei Rouanet”, disseram alguns, ironizando o cantor e ex-ministro da Cultura do governo Lula (2003-2008). Em seguida, alguns bolsonaristas “chamaram” Gil para se encaminhar as cadeiras enquanto ironizavam. “Vem, vem. Você ajudou o Brasil pra c… Vamo lá. Vai lá. Valeu, Lei Rouanet. Obrigado, filho da p…”, disseram os bolsonaristas que estavam no local.
Gilberto Gil se posicionou em seu Instagram sobre as agressões verbais recebidas na estreia da seleção brasileira no Catar. “Nossos agradecimentos, meus, da Flora, por essa solidariedade, essa corrente solidária, diante dessa agressão, essa coisa estúpida. É o terceiro turno na verdade, né, os inconformados querendo manter essa coisa do ódio, da agressividade, e amanhã Brasil de novo”, afirmou Gilberto Gil.
André Janones, deputado federal pelo Avante, divulgou em suas redes sociais o vídeo junto com uma crítica ao ocorrido. “A nova onda da extrema-direita é cometer crimes. É terrorismo, ameaça, injúria. O crime foi filmado, aparentemente o bandido se orgulha do que fez com Gilberto Gil (80 anos de idade), a quem presto toda a minha solidariedade. Vamo tornar o vagabundo famoso. Lixo humano, escória!”, disse Janones.