Ciro Gomes (PDT), pré-candidato à presidência da República, revelou nesta sexta-feira (08) ter avisado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que ele “estava elegendo” o atual chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais de 2018.
Ciro Gomes diz que Brasil vai ‘amanhecer em guerra’ caso Lula seja eleito
De acordo com Ciro Gomes, que deu a declaração em uma participação no “Avesso Podcast”, no Youtube, a “ajuda” de Lula aconteceu porque o petista insistia em ser candidato à presidência na ocasião. “Eu avisei o que está acontecendo hoje. Eu avisei: ‘Lula, você está elegendo o Bolsonaro’. Como agora está de novo. Eu sou profeta? Não, eu tenho muita experiência, olho para o passado”, disse Ciro Gomes.
Apesar de ter sido pré-candidato do PT, Lula acabou sendo impossibilitado de participar das eleições, pois foi preso pela Justiça do Paraná, no âmbito da Operação Lava Jato. Com isso, o representante petista foi o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.
Ainda na entrevista, ele voltou a falar sobre o tema e afirmou que não é responsável pela vitória de Bolsonaro, pois, depois de ter ficado em terceiro lugar no primeiro turno, declarou voto em Fernando Haddad (PT) – Ciro Gomes foi criticado na época, pois, apesar da indicação de que votaria no candidato petista, viajou para Paris e não contribuiu para a campanha de Fernando Haddad no segundo turno.
Diferentemente do que aconteceu em 2018, Ciro Gomes não planeja apoiar o PT caso o partido consiga levar seu representante em um eventual segundo turno com Bolsonaro. “Eu vou agora defender o Lula por que o Bolsonaro é pior? Não, meu irmão. Eu sou candidato”, começou.
Segundo Ciro Gomes, ele respeita quem quiser votar em Lula ou Bolsonaro. “A democracia é isso […] Não tenho sossego e não estou reclamando. Estou achando maravilhoso, sabe por quê? Porque o que vem por aí: ou eu salvo o Brasil ou eu vou ser o cara que vai ter mais autoridade para dizer eu avisei”, completou.
No entanto, ele afirma que não se juntará com “ladrão nunca mais”. Além disso, o pré-candidato também disse que sabia que Lula tinha “se corrompido” e mentido para o povo e que Bolsonaro tinha chances de ser um ‘desastre’ como presidente da República. “Eu sabia com certeza absoluta que o Lula tinha mentido e se corrompido, mentido para o povo e produzido uma fraude. O Bolsonaro eu desconfiava que ia ser um desastre, tanto que na noite das eleições eu disse ‘ele, não’”, afirmou Ciro Gomes.
Leia também: Ciro Gomes diz que, caso seja eleito, irá abrir mão de sua reeleição