Na última terça-feira (02) o ex-candidato a presidência da República, Ciro Gomes (PDT), fez uma publicação em suas redes sociais criticando o novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Em sua publicação Ciro compartilhou uma crítica feita anteriormente pelo canal oficial do PDT a forma como Lira está conduzindo a Câmara já nestes primeiros dias de sua gestão. Além de compartilhar a mensagem do partido Ciro prometeu que lutará contra Lira que comparou a Eduardo Cunha.
“Vamos lutar contra o novo Eduardo Cunha!”, afirmou Ciro. Além da promessa de fazer oposição a Arthur Lira na Câmara dos Deputados, a fala de Ciro possui um grande peso pela comparação com Eduardo Cunha. Apesar de ter se notabilizado por ser o presidente da Câmara que aceitou o pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, Cunha acumulou diversas criticas por parte da esquerda e da direita. Principalmente a forma como ele conduzia a Câmara enquanto presidente era criticada pelos seus adversários. Cunha se notabilizou por conseguir fazer uso do regimento interno da Casa para garantir a aprovação de pautas do seu interesse.
Vamos lutar contra o novo Eduardo Cunha! https://t.co/abNucwBFaM
— Ciro Gomes (@cirogomes) February 2, 2021
Crítica do PDT
A publicação do PDT compartilhada por Ciro em suas redes sociais anunciava que o partido deu entrada junto ao Supremo Tribunal Federal em um pedido de anulação dos primeiros atos de Lira como presidente da Câmara. Segundo a publicação no perfil oficial, Lira teria buscado de “forma autoritária garantir que cinco das seis vagas que compõem a Mesa Diretora da Câmara seja ocupada pelos seus aliados”.
Quem também comemorou a decisão do partido foi deputada estadual gaúcha, Juliana Brizola. Juliana já havia utilizado as redes sociais anteriormente pra criticar Lira e afirmar que é necessário pressionar pela sua saída da presidência da Câmara. “Lira também precisa cair para que possamos ter esperança”, afirmou Juliana apontando que os críticos de Bolsonaro precisam estar atentos contra Lira.
Comparações anteriores
Antes mesmo de Ciro comparar Arthur Lira a Eduardo Cunha na última terça-feira, tal alusão já havia sido feita pelo seu irmão, o senador Cid Gomes (PDT), em 2019. Durante uma sessão no Senado Federal em que se discutia o repasse do bônus do leilão do pré-sal para os estados e municípios. Na ocasião Cid acusou Lira de ser um achacador (adjetivo que ele já usara anteriormente contra o próprio Eduardo Cunha) e de ser um “projeto de Eduardo Cunha”.
Eduardo Cunha
Protagonista do impeachment da presidente Dilma Rousseff por ter acatado o pedido de Janaína Paschoal, Eduardo Cunha se notabilizou negativamente na política nacional. Atualmente o ex-deputado encontra-se preso após ter sido condenado por crimes investigados pela Operação Lava Jato.
A passagem de Cunha pela presidência da Câmara dos Deputados foi turbulenta desde o princípio. Para tornar-se presidente da Câmara, ele derrotou o candidato que era apoiado pelo Governo Federal, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP). A decisão de Cunha de disputar as eleições contra um candidato governista desagradou a então presidente Dilma Rousseff e estremeceu as relações entre os dois e entre o MDB e o PT. Depois do resultado desta eleição Cunha nunca mais se realinhou politicamente com o governo, o que culminou no impeachment de Dilma Rousseff. Logo em seguida ao impeachment Cunha foi afastado do cargo e preso em decorrência das graves acusações de corrupção das quais foi alvo na Operação Lava Jato.
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram para acompanhar todas as notícias!