A lentilha é um ingrediente muito comum nos pratos do ano novo. Dizem que ela atrai sorte, dinheiro e prosperidade. O prato clássico é o ensopado de lentilha. Entretanto, você pode testar formas diferentes de comer lentilha. E não precisa ser só no ano novo.
A lentilha é classificada como leguminosa, sendo um alimento muito nutritivo e versátil. Dessa maneira, existem várias formas de comer lentilha, o que significa que você nunca vai ficar entediado com esse ingrediente.
Confira as cinco formas diferentes de comer lentilha no artigo abaixo!
Lentilha pura
Uma das cinco formas diferentes de comer lentilha é bem simples. Contudo, mesmo assim, poucas pessoas pensam nela. Ela é, simplesmente, cozinhar a lentilha e comer com arroz, substituindo o feijão.
A gente sabe que a combinação de arroz com feijão é um clássico da culinária brasileira, mas, às vezes, faz bem variar um pouco.
Hambúrguer de lentilha
Uma outra forma de comer lentilha, que já é bem famosa entre os veganos e vegetarianos, é o hambúrguer de lentilha. Existem várias receitas fáceis e acessíveis na internet.
Pode ser que você não acerte da primeira vez, todavia, vale a pena insistir. É uma forma de fazer aquele seu sanduíche mais saudável de um jeito saboroso.
Assado de lentilha
A lentilha também pode substituir a carne em outra receita: o assado de carne. Só que no caso, seria o assado de lentilha. Essa é, inclusive, uma receita que você pode fazer no ano novo, substituindo o ensopado de lentilha.
A dieta vegetariana é saudável? Descubra aqui
Essa receita consiste em substituir a massa de carne por uma massa de lentilha cozida. Ela requer um pouco de habilidade na hora de enrolar, mas nada que um papel alumínio não consiga resolver. Dessa forma, você varia a receita de ano novo, mas ainda tem a lentilha presente para atrair sorte.
Patê de lentilha
Mais uma forma diferente de comer lentilha, mas que é bastante simples, é o patê. Nessa receita, você pode usar sua criatividade, colocando os temperos que mais te agradam. Para fazer o patê em si, é o mesmo processo que qualquer outro: cozinhe e processe a lentilha com azeite.
Esse patê é uma boa pedida para fazer uma noite de petiscos, podendo ser consumida com pães, torradas e um bom vinho (esse último, se você for maior de 18 anos).
Broto de lentilha
Essa última, talvez a mais diferente da lista, é o broto de lentilha. Essa forma de comer lentilha consiste em você germinar sua lentilha. Dessa forma ela vai se tornar um broto.
Esse processo é feito com água filtrada e dura, por volta de, uma semana. Pode parecer um processo demorado, entretanto, o resultado final é um grão com um teor de proteína, fibra e sais minerais mais alto que a lentilha não germinada. Ou seja, um alimento mais nutritivo, que pode ser consumido em receitas, como saladas, ou outro. Você quem escolhe.
Por fim, agora que você sabe cinco formas diferentes de comer lentilha, basta colocar a mão na massa, testar todas e achar sua favorita!
Receitas de comida saudável: 2 dicas para aumentar o cardápio