O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (12) os dados do volume de vendas do comércio varejista brasileiro. Em resumo, cinco das oito atividades pesquisadas registraram queda em janeiro, na comparação com o mês anterior. Aliás, esses recuos puxaram o resultado nacional pra baixo, que fechou o mês em -0,2%. A saber, os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo IBGE.
Em resumo, a PMC analisa oito atividades do comércio varejista. Dentre estas, o volume de vendas de cinco delas caíram no mês: livros, jornais, revistas e papelaria (-26,5%), tecidos, vestuário e calçados (-8,2%), móveis e eletrodomésticos (-5,9%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,6%) e combustíveis e lubrificantes (-0,1%).
Por outro lado, os outros três grupos subiram: outrxos artigos de uso pessoal e doméstico (8,3%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (2,6%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,2%).
Já no varejo ampliado, há o acréscimo de outros dois grupos: veículos e motos, partes e peças (-3,6%) e material de construção (0,3%). Isso mostra que, aqui, o resultado também foi oposto entre as atividades. No mês, o comércio varejista ampliado caiu 2,1%.
Veja detalhes das vendas em janeiro
De acordo com o levantamento, o comércio varejista também caiu na comparação com janeiro do ano passado (-0,3%). Da mesma forma, cinco das oito atividades pesquisadas recuaram no período. A saber, a maior queda percentual veio do grupo livros, jornais, revistas e papelaria (-53,1%). Essa é a décima segunda taxa negativa seguida nessa base de comparação. Já no acumulado dos últimos 12 meses, encerrou janeiro caindo 38,6%. Assim, emendou o 83º mês seguido de resultado negativo.
No entanto, apesar da forte queda do grupo anterior, foi o de tecidos, vestuário e calçados, que exerceu o maior impacto no setor varejista em janeiro. Em suma, o grupo recuou 21,1% no período, impactando o indicador em -1,6 ponto percentual, de um total de -0,3% do varejo. Os outros grupos que também caíram em janeiro foram: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-12,9%), combustíveis e lubrificantes (-8,2%) e móveis e eletrodomésticos (-5,4%).
Já do lado dos avanços, apenas três grupos conseguiram fechar janeiro no azul: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (13,0%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,8%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,4%).
Por fim, as vendas do comércio varejista ampliado também caíram em janeiro (-2,9%), em relação ao mesmo mês de 2019. Essa queda veio do tombo do grupo veículos e motos, partes e peças (-15,3%), apesar da disparada de 12,3% do grupo material de construção.
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