O primeiro satélite de observação da Terra 100% brasileiro foi lançado ao espaço no último domingo (28). Chamado de “Amazonia 1”, o satélite partiu da plataforma de lançamento de Sriharikota, na Índia, à 1h54 de domingo, conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O Amazonia 1 foi projetado, integrado e testado no Brasil, e também será operado por cientistas brasileiros.
Em resumo, o satélite oferecerá uma melhor compreensão do ambiente terrestre com imagens para o monitoramento ambiental e da agricultura em todo o Brasil. Além disso, será responsável por observar a região costeira, reservatórios de água, desastres ambientais, entre outras aplicações, segundo o Inpe. Os dados estarão disponíveis tanto para comunidade científica e órgãos governamentais quanto para a população em geral.
O satélite foi desenvolvido pelo Inpe, em São José dos Campos, no interior de São Paulo, e levado em dezembro para a Índia. O diretor do Inpe e o Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, viajaram em fevereiro ao país para acompanhar o lançamento do Amazonia 1.
Do espaço, o equipamento enviará o sinal para três estações de monitoramento no Brasil: em Cuiabá (MT), Alcântara (MA) e Cachoeira Paulista (SP). Todos os movimentos do satélite serão coordenados de uma outra estação, que fica no Inpe.
O satélite Amazonia 1
O Amazonia 1 é um satélite de órbita polar que irá gerar imagens do planeta a cada cinco dias. Para isso, possui uma câmera potente capaz de observar uma faixa de 850 km com 64 metros de resolução.
O satélite também é o primeiro construído a partir da Plataforma Multimissão (PMM) A estrutura inovadora desenvolvida pelo INPE é capaz de se adaptar aos propósitos de diferentes missões e, assim, reduzir custos de projetos espaciais.
Leia também: Robô da NASA faz pouso histórico em Marte