A saber, o cartão de crédito é, sem dúvidas, um dos meios de pagamento mais populares do mundo. Dessa forma, é uma excelente opção para quem deseja fazer compras em parcelas, bem como adquirir produtos que estão fora do orçamento, ou também, aproveitar promoções exclusivas oferecidas por algumas lojas.
No entanto, o custo da anuidade pode ser um empecilho para muitas pessoas. Pensando nisso, é muito importante que você acompanhe algumas informações sobre como utilizar o cartão de crédito de maneira consciente!
Cartão de crédito sem anuidade: Entenda como utilizar de maneira estratégica e evitar endividamento
Em primeiro lugar, o cartão de crédito sem anuidade é um tipo de cartão que, em suma, não cobra uma taxa anual para ser utilizado. Sendo assim, esses cartões são uma alternativa para as pessoas que desejam evitar esse tipo de custo, economizando dinheiro.
Do mesmo modo, vários deles oferecem vantagens e benefícios exclusivos, como por exemplo, programas de fidelidade e descontos em lojas parceiras. Nesse sentido, confira como utilizar o cartão de crédito sem anuidade de forma estratégica.
Saiba como solicitar um cartão de crédito sem anuidade
De uma maneira geral, a solicitação de um cartão de crédito sem anuidade é bastante simples. Com isso, basta acessar o site da instituição financeira que participa desse tipo de cartão e preencher o formulário de solicitação.
Apesar disso, é importante dizer que a aprovação do cartão dependerá da análise de crédito feita pelo banco.
Conheça as vantagens de um cartão de crédito sem anuidade
Antes de mais nada, são várias as vantagens de um cartão de crédito sem anuidade. Assim, além da economia com a ausência da taxa anual, diversos cartões oferecem programas de fidelidade, bem como descontos em estabelecimentos parceiros, cashback e outras vantagens exclusivas.
Como escolher um cartão sem anuidade?
Escolher um cartão de crédito sem anuidade pode ser simples. Para isso, é importante levar em consideração alguns aspectos, como por exemplo, as vantagens oferecidas, a reputação da instituição financeira e as taxas cobradas em caso de atraso no pagamento da fatura.
Além disso, ler atentamente o contrato e entender todas as cláusulas antes de solicitar o cartão é fundamental.
Conheça as desvantagens dessa modalidade
Embora a modalidade sem anuidade ofereça muitas vantagens, é válido estar atento às desvantagens. Como por exemplo, a possibilidade de cobrança de taxas em caso de atraso no pagamento da fatura e a análise de crédito que a instituição financeira exige.
Como utilizar de forma responsável?
Vale destacar que para utilizar a modalidade sem anuidade de forma responsável, é importante estabelecer um limite de gastos mensal. Primordialmente, fazer compras impulsivas. Do mesmo modo, é fundamental pagar a fatura em dia para evitar cobranças de juros e multas.
Saiba como aproveitar os benefícios oferecidos pelo cartão de crédito sem anuidade
É possível aproveitar os benefícios oferecidos pelo cartão sem anuidade. Mas para isso, importante conhecer todas as vantagens oferecidas e utilizá-las de forma estratégica.
Caso o cartão ofereça cashback em supermercados, é interessante utilizar o cartão nas compras para aproveitar o benefício.
Ademais, é válido também ficar atento às promoções e descontos oferecidos pelas lojas parceiras e utilizar o cartão nas compras para obter vantagens adicionais.
Controle de gastos
Acima de tudo, para controlar os gastos no cartão sem anuidade, o cidadão deve acompanhar os gastos mensais, estabelecendo um limite de gastos. Ressaltando que é fundamental pagar a fatura em dia e evitar fazer compras impulsivas.
Da mesma maneira, é importante monitorar as compras realizadas com o cartão para evitar fraudes e cobranças indevidas.
Sobretudo, esse é um ponto muito relevante. Resumindo, para evitar o endividamento com o cartão, o mais indicado é utilizar o cartão de forma responsável e estabelecer um limite de gastos.
Não deixe, portanto, de planejar suas finanças pessoais para que assim, o cartão de crédito sem anuidade seja uma ferramenta eficiente no seu processo financeiro.
Veja ainda: Bolsa Família: veja quem vai receber NESTA SEMANA