Através do Banco Central, foi disponibilizado uma boa quantia para os brasileiros no sistema de Valores a Receber. No entanto, ainda existem bilhões de reais em saldos esquecidos nos bancos.
Para isso, haverá uma segunda fase de rodadas de pagamentos para que o dinheiro possa ser resgatado e isso possa reduzir os impactos financeiros pós pandemia.
Embora o sistema tenha ficado temporariamente indisponível, devido a greve dos funcionários do Banco Central (BC), ainda há a expectativa que a segunda fase de consultas possa ser liberada em breve.
Como funciona o sistema de Valores a Receber?
Através do Valores a Receber, o Banco Central (BC) avalia o dinheiro esquecido pelos brasileiros em diversas contas de financeiras nacionais. Com isso, em um único lugar, o cidadão poderá fazer uma consulta ampla das instituições que ele possui o saldo disponível.
Nesse sentido, o saldo é referente a tarifas de crédito cobradas indevidamente. Além disso, quando as contas são encerradas e o cliente deixa algum dinheiro para trás, esse saldo também entra no Valores a Receber.
No entanto, para ter acesso a esse dinheiro, o cliente precisará seguir os passos no sistema do BC e aguardar até que a consulta esteja liberada novamente. Vale lembrar que uma consulta inicial já foi feita. Contudo, quem não conseguiu resgatar nenhum valor ainda, pode fazer a consulta novamente.
De onde sai o dinheiro esquecido?
Como já foi dito, o valor é proveniente de tarifas de crédito que são cobradas do cliente de maneira indevida. Com isso, o sistema identifica e libera o saldo. Além disso, em casos de consórcios em que a cliente paga, mas para de pagar no meio do caminho, o dinheiro fica parado e também conta como Valores a Receber.
Em alguns casos, o cliente encerra sua conta no banco, seja conta corrente ou poupança e, dessa forma, caso fique algum saldo para trás também estará disponível no sistema. Outra opção são as cotas de cooperativas de crédito, que atuam como cotas de capital que se tornam dinheiro esquecido.
Como consultar o sistema do BC?
A consulta deve ser feita através do site do Banco Central pelo sistema de Valores a Receber. Inicialmente, muitos cidadãos já fizeram uma primeira consulta e, com isso, já estão cientes da data em que devem voltar a plataforma.
Para isso, é fundamental ter em mãos o número do CPF e também, a data de nascimento. Além disso, o cidadão precisa ter uma conta no site do Governo Federal nos níveis prata ou ouro para acessar o dinheiro esquecido.
A partir daí, é necessário fazer login na plataforma e, em seguida, consultar o dinheiro esquecido e a instituição de origem. Posteriormente, clicar em “Solicitar por Aqui”. Em alguns casos, o cidadão deverá entrar em contato diretamente com a instituição que for informada na plataforma e solicitar o valor via Pix.
Quais são as regras para receber o valor disponível?
Algumas mudanças no sistema de Valores a Receber foram feitas nos últimos meses. Desse modo, após a conclusão da primeira fase, o cidadão precisa deixar a solicitação do dinheiro esquecido agendada.
Depois de entrar no site na data marcada, poderá fazer a solicitação. Logo em seguida, solicitar o saque do dinheiro disponível.
Contudo, as informações ainda serão passadas pela instituição financeira que está responsável pelo valor disponível. Todavia, para quem consultou na primeira etapa e não encontrou dinheiro disponível, a dica é fazer uma nova consulta e verificar novamente.
Depois de agendar a consulta, o cidadão deve acessar o portal com o login e verificar a instituição responsável e, logo depois, ir até a opção de solicitar o saque e o valor, como já foi mencionado, será repassado via Pix.
Eu sei que tenho valores a receber pois nesecito muito receber estes valores pois quebrei meu comercio estou precisando me reerguer e com estes valores ja da pra recomeçar estou aguardando desde 2/5/2022