Debate na Câmara tem como foco reivindicações de ciclistas esportivos. Nesse sentido, representantes do setor estiveram presentes na Câmara dos Deputados e pediram mudanças nas leis de trânsito.
Esses representantes apontaram a redução na velocidade máxima nas vias como um dos pontos principais a ser discutido.
Presente na reunião, o deputado Márcio Marinho, pontuou a necessidade de audiência pública, para discutir assuntos referente a readequação das vias, com representantes do governo.
Quer saber mais sobre as pautas do ciclismo esportivo e também sobre o que foi discutido nesta audiência da Comissão de Esportes da Câmara? Continue a leitura do texto até o final!
Principal reivindicação dos ciclistas esportivos em audiência na Comissão de Esportes
Estiveram presentes neste dia 11 (terça-feira) na Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados alguns representantes do setor de ciclismo esportivo. Desse modo, estes representantes apresentaram algumas pautas que são importantes para o segmento. Entre as pautas que eles defenderam estão:
- O fim da obrigatoriedade de usar o ciclovias;
- A possibilidade de circular em bloco acabando com a obrigação de circular em fila indiana em áreas onde não haja ciclovias;
- A redução da velocidade atual nas vias urbanas.
Embora tenham apresentado diversas pautas, a principal delas continua sendo referente a velocidade atual praticada nas vias urbanas, que eles acreditam que precisam de uma redução.
O uso de ciclovias por ciclistas esportivos
Para a representante da Comissão de Segurança no Ciclismo do Rio de Janeiro, Viviane Helena Zampieri, o uso de ciclovias pelos ciclistas esportivos representa risco para os demais indivíduos que fazem uso dessas vias.
Desse modo, Zampieri destacou que essas ciclovias são inadequadas para essa modalidade de ciclismo, em virtude da velocidade que os atletas atingem, que podem ser superiores a 40 km por hora.
Do mesmo modo, Helena Zampieri, destacou também os perigos de circular em fila indiana nas vias normais. De acordo com ela, a distância de 1,5 metros que o código de trânsito determina para os carros manterem de distância dos ciclistas representa risco. Ressaltando que na hipótese dos ciclistas andarem em bloco, isso forçaria os carros a mudar de faixa nas ultrapassagens dos esportistas.
Os ciclistas esportivos e a velocidade dos automóveis nas vias urbanas
Alguns dos convidados que estavam presentes na audiência defenderam o projeto de lei 2789 de 2023 que propõe a redução da velocidade nas vias urbanas. De acordo com esse projeto a velocidade passaria dos atuais 80 km por hora, para 60 km por hora.
Assim também eles destacaram a importância de outro projeto que aponta como obrigação dos motoristas a avaliação psicológica (PLS 98/23).
A representante da União dos ciclistas do Brasil, Ana Luiza Carboni destacou que a redução de velocidade nas vias urbanas não protege somente os ciclistas esportivos, ela abrange também o ciclista comum.
Ao mesmo tempo, Carboni apresentou dados que apontam o Brasil na terceira posição em acidentes com ciclistas.
Audiência pública com representantes do governo
Presente nesta reunião, o deputado do partido Republicanos da Bahia, Márcio Marinho afirmou que vai fazer a solicitação de uma nova audiência, com a participação do governo, onde pretende discutir a questão da velocidade nas vias urbanas.
Contudo, o parlamentar destacou a resistência que existe por parte dos motoristas. Assim, eles alegam que a redução na velocidade poderá causar atrasos.
Por fim, o deputado afirmou que a experiência, de municípios que fizeram a redução da velocidade, mostram que além da diminuição das mortes o trânsito ficou mais fluido.
Afinal, você considera adequadas essas reivindicações dos ciclistas esportivos? Comente conosco.