A cibersegurança poderia ser um dos principais temas de investimento pós-pandêmico em um mundo de baixa taxa de juros e recuperação liderada por vacinas, disse na segunda-feira LGIM CIO Sonja Laud.
Ações
Laud, que supervisiona 1,2 trilhão de libras (US$ 1,60 trilhão) na Legal & General Investment Management, a maior gestora de ativos da Grã-Bretanha, disse que o lançamento de vacinas e a recuperação econômica apoiariam ações e setores como os mercados emergentes no próximo ano.
Especialmente porque os rendimentos dos títulos do governo seriam mantidos baixos.
“Portanto, a exposição ao risco das ações deve ser sua classe de ativos preferida”, disse Laud à Reuters Global Investment Outlook Summit, prevendo que o rally do mercado estelar se ampliaria de um número seleto de empresas de tecnologia para abranger também empresas sensíveis ao crescimento.
“Se você conseguir uma normalização… então haverá uma oportunidade mais ampla para os investidores escolherem”, disse ela.
Em geral, os retornos patrimoniais em torno de 20% eram “plausíveis” no caso de implantação de vacinas e bom uso do estímulo fiscal, acrescentou Laud.
Fênix financeira
A longo prazo, Laud disse que uma série de temas de investimento surgiu da devastação da pandemia, que alterou drasticamente os padrões de trabalho, viagens e lazer em todo o mundo, forçando milhões a trabalhar a partir de casa.
Ela disse que, ao contrário de todas as expectativas, os comerciantes da LGIM haviam trabalhado com sucesso de casa após a pandemia eclodido em março, conseguindo navegar na pior turbulência do mercado.
Espera-se que muitos funcionários continuem a trabalhar em casa mesmo depois do fim do lockdowns.
“Agora, se você for chefe de TI na LGIM, você estará preocupado em termos de segurança cibernética; de repente, seu mandato não é apenas seu escritório na Coleman Street, você tem que ter certeza de que a maneira como você equipa seu sistema é adequado para o propósito, mesmo que todo seu pessoal trabalhe de casa”, disse ela.
“Então, se você pensa em segurança cibernética como um tema, isso não vai embora, vai ficar e prosperar… em segurança cibernética seu inimigo está sempre um passo à sua frente, eles não dormem e continuam a se desenvolver, então você precisa de inovação e P&D constantes.