Chegou a cinco o número de pessoas mortas por conta de um forte temporal que atingiu o estado do Rio de Janeiro na terça-feira (07). Uma dessas mortes foi revelada na manhã desta quarta-feira (08) pela Subprefeitura da Zona Sul da capital, sendo a vítima em questão um idoso de 82 anos que morreu em um deslizamento de pedras perto da comunidade Tavares Bastos.
“Na Rua Pedro Américo, houve um deslizamento de terra pelo excesso de chuva. Toda a contenção que tinha de pedra desceu e atingiu uma casa. Um senhor foi encaminhado ao hospital, mas, infelizmente, faleceu nesta manhã”, informou o subprefeito da região Flávio Valle em uma publicação feita no Twitter.
Segundo informações publicadas pelo jornal “O Globo”, o idoso, identificado como José Diniz, estava assistindo televisão quando uma pedra rolou e atingiu o cômodo onde ele se encontrava. Além da vítima, também estava no imóvel Helenita Souza, de 60 anos, que passou ilesa ao fato. Por conta do deslizamento, a área foi isolada e passa por avaliações que visam constatar se existe ou não o risco de novas quedas de barreira.
Das vítimas restantes, duas foram reveladas na tarde desta quarta-feira. Uma delas, segundo a Prefeitura de São Gonçalo, é uma mulher no Morro da Coruja, em Neves, que teve sua casa atingida por um forte deslizamento. A outra, segundo a mesma administração, é um homem que foi encontrado em um valão no bairro Neves, na divisa com Niterói.
Na noite de terça-feira, em apenas quatro horas, choveu 70% do que era esperado para todo o mês de fevereiro no Rio de Janeiro, sendo que, em alguns bairros, o volume superou o que era previsto para todos os 28 dias do período mensal.
Outras vítimas da chuva no Rio de Janeiro
Houve também a morte de uma menina de dois anos, que acabou falecendo depois de ter sido soterrada na Chácara do Céu, no Alto da Boa Vista, na Zona Norte do Rio.
Segundo as informações, ela foi encontrada viva em meios aos escombros por bombeiros por volta das 20h. No entanto, devido aos graves ferimentos, a garota, que não teve seu nome revelado, veio a óbito.
Além dela, quem também perdeu a vida foi um jovem de 26 anos morador de Saquarema, na Região dos Lagos. De acordo com os relatos, ele, que estava na laje de sua casa, morreu após ter sido atingido por um raio.
Ainda na terça-feira, o prefeito Eduardo Paes (PSD) chegou a fazer um apelo pedindo para que os cariocas evitassem se deslocar. “Evitem deslocamentos até que a chuva diminua. Mantenham-se em local seguro!”, escreveu no Twitter.
Informe sobre as chuvas! pic.twitter.com/YFJBotol0z
— Eduardo Paes (@eduardopaes) February 7, 2023
Leia também: Governo federal reduz em 95% o orçamento para obras em áreas de risco