A Prefeitura de Itambé, no sudoeste da Bahia, divulgou um alerta na noite do último sábado (25) em razão do rompimento de uma barragem com alto volume de água. O comunicado também pedia para que moradores das margens do rio Verruga fossem retirados com urgência.
A barragem fica no distrito de Iguá, em Vitória da Conquista, município que fica a quase 60 km de distância. De acordo com a prefeitura de Vitória da Conquista, apesar da seriedade do rompimento da barragem, não houve feridos nem foram registrados graves prejuízos para as localidades nas proximidades.
Outro caso aconteceu na manhã deste domingo (26). A Prefeitura de Jussiape, na região da Chapada Diamantina, afirmou que outra barragem se rompeu. A administração municipal informou os moradores por meio das redes sociais e disponibilizou o ginásio da Escola Municipal José Mancos Freire para abrigar as familiares afetadas pelas águas.
Leia também: Sobe o número de mortes provocadas pelas chuvas na Bahia
De acordo com o governador do estado da Bahia, Rui Costa, “embora a chuva tenha dado uma trégua, a água continua subindo muito naquelas cidades que estão abaixo de barragens, abaixo de rios”.
Após sobrevoar algumas cidades, o governador afirmou que neste momento já são 37 cidades fortemente atingidas pelas chuvas. “Visitei Itabuna e Itajuípe e as imagens são muito fortes. Na história recente da Bahia, não lembro de tragédia tão grande”, disse.
Vistoria em barragens
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), tem realizado vistorias técnicas com sua equipe de fiscalização e monitoramento ambiental, nos municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste, a fim de verificar as barragens após as fortes chuvas que têm atingido o estado.
Mortes provocadas pelas chuvas
O coronel Jadson Almeida, assistente do comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, confirmou que o número de mortes provocadas pelas chuvas no estado da Bahia subiu para 18.
A 18ª morte constatada neste domingo (26) foi a de um homem de 60 anos, dono de uma balsa, que foi levado pela correnteza no Rio das Contas, na cidade de Aurelino Leal, sul do estado. Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem morreu afogado depois que um cabo de aço que prendia a balsa à terra se rompeu.
Acompanhe o Brasil 123 e fique por dentro das últimas notícias!
Veja também: Fortes chuvas na Bahia deixam diversos mortos e desabrigados