A cidade do Rio de Janeiro segue em estágio de atenção neste domingo (3) por causa das fortes chuvas. As precipitações começaram às 10h45 de sábado (2), de acordo com o Centro de Operações Rio (COR). Portanto, são mais de 24 horas de chuva em vários pontos da cidade. Como resultado, 43 alagamentos além de muitos transtornos aos cariocas e turistas.
Conforme o COR, o estágio de atenção devido à chuva no Rio significa que causam reflexos na infraestrutura e logística da cidade e afeta diretamente a rotina da população. Contudo, não há probabilidade de deslizamentos de terra em quase toda a cidade. A exceção vale apenas para a Zona Sul, que tem “probabilidade média”, ou seja, risco ocasional de deslizamentos em algumas áreas, segundo o COR.
Veja também: Deslizamento de terra mata ao menos 3 pessoas na Noruega
Na manhã de sábado, o Rio chegou a registrar chuva acima de 5 milímetros, em apenas 15 minutos. Algumas áreas registraram mais volumes de água, como no Jardim Botânico (15,6mm) e na Grota Funda (16,8mm).
Ao longo do sábado, até as 9h40 deste domingo, a chuva tem variado entre fraca, moderada e forte, dependendo da região, informou o COR. Há lugares em que a chuva caiu forte e depois perdeu intensidade. Em outras regiões, ela começou fraca e ganhou força.
Previsão de mais chuva no Rio
De acordo com o Alerta Rio, neste domingo (3/1), o transporte de umidade do mar para o continente vai criar condições para chuvas de fraca a moderada, em pontos isolados, a qualquer momento. Os ventos estarão fracos a moderado (0 a 51,9 km/h). A máxima deve ser de 28°C.
Para a segunda-feira (4), a previsão é de áreas de instabilidade em altos e médios níveis que devem provocar chuva fraca a moderada, isolada, durante a tarde e a noite.
Alagamentos
Desde a manhã de sábado (2/1) até as 9h40 deste domingo (3/1), foram registrados 43 bolsões d’água e pontos de alagamentos nas ruas do Rio por causa das chuvas. Deste total, nove continuam em andamento:
- Rua Viúva Cláudio, altura do Buraco do Lacerda, no Jacaré;
- Av. Armando Lombardi, altura do Barra Point, em ambos os sentidos, na Barra da Tijuca;
- Av. Min. Ivan Lins, altura do nº 600, sentido São Conrado, na Barra da Tijuca;
- Estr. do Itanhangá, altura do nº 2.260, sentido Rio das Pedras, no Itanhangá;
- Av. Eng. Souza Filho, altura do nº 613, sentido Barra, na Muzema;
- Av. Brasil, altura do Into, sentido Centro, em São Cristóvão;
- Av. Armando Lombardi, altura da Parmê, sentido Recreio, na Barra da Tijuca;
- Estr. da Barra da Tijuca, altura do Itanhangá, sentido Alto da Boa Vista;
- Av. Abelardo Bueno, na altura do nº 1111, no sentido Av. Ayrton Senna.