O Governo Federal irá liberar R$ 1 bilhão em recursos para Pernambuco lidar com os problemas causados pelas fortes chuvas, que, até o momento, já fez com que ao menos 56 pessoas fossem mortas e mais de três mil ficaram desabrigadas. A verba será destinada para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de casas e infraestruturas públicas destruídas pela chuva.
Os recursos virão do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), sendo disponibilizados por meio de medidas provisórias. De acordo com o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, a liberação dos recursos será feita em três etapas após o município de Recife ou então o estado de Pernambuco realizar a publicação de um decreto de emergência ou calamidade pública.
Além disso, o MDR enviará uma equipe da Defesa Civil Nacional ao estado de Pernambuco, buscando prestar apoio aos municípios mais afetados. Os ministros Daniel Ferreira, e os ministros Carlos Brito, do Turismo, Marcelo Queiroga, da Saúde, e Ronaldo Bento, da Cidadania, também estarão presentes para “apoiar e orientar as Defesas Civis locais”. As Forças Armadas foram acionadas para dar apoio às ações no estado.
Como funcionará a liberação de recursos
“A primeira etapa do socorro é a assistência humanitária. É o que a gente vai fazer agora, que são recursos para kit de higiene e limpeza, colchões, cestas básicas, água, combustível para equipe de resgate, alimentação para equipe de resgate”, disse o ministro Daniel Ferreira durante uma coletiva de imprensa.
Daniel Ferreira visitou Pernambuco por determinação do presidente Jair Bolsonaro. Para a segunda etapa, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, deverá ser elaborado um plano de trabalho para que seja possível restabelecer serviços essenciais, como limpeza urbana, religação de energia e abastecimento de água.
Por fim, na última fase, é quando de fato o município solicita, em até 90 dias após o término das ocorrências, os recursos para realizar a reconstrução das áreas e moradias que foram, comprovadamente, destruídas pelas fortes chuvas.
Bolsonaro irá visitar a região hoje
Jair Bolsonaro publicou em sua conta oficial do Twitter que irá fazer uma visita na região ainda nesta segunda-feira (30). “Na manhã de segunda (30/maio) me deslocarei para Recife para, in loco, melhor se inteirar da tragédia”, disse o Presidente da República em tweet publicado.
“Mais recursos serão liberados nos próximos dias. Mantemos hoje R$1 bilhão disponíveis para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, e que ainda podem ser usados na reconstrução de casas destruídas em razão das chuvas e infraestruturas públicas”, afirmou Bolsonaro.
Segundo o presidente, o governo disponibilizou, desde o primeiro momento, todos os meios possíveis para realizar socorro aos atingidos pelas chuvas no estado de Pernambuco e em Alagoas, incluindo a utilização das Forças Armadas.
Já o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, informou que solicitará apoio das Forças Armadas e também realizará a antecipação da nomeação de 92 novos soldados do Corpo de Bombeiros, buscando reforçar o socorro às vítimas do temporal na região.