Há alguns dias uma forte chuva em Pernambuco tem assustado os moradores. As regiões do Grande Recife e Zona da Mata são as regiões mais afetadas. Com isso, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço poderá liberar um novo saque.
Chuva em Pernambuco
O anúncio da liberação do benefício foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro e por Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal. O comunicado foi feito na segunda-feira, dia 30, em visita ao Estado.
Calamidade
De acordo com a Caixa Econômica, em casos de calamidade, como o enfrentado pelo moradores de Pernambuco, as pessoas que moram nas cidades afetadas poderão realizar um saque de até R$ 6.220.
Saque emergencial do FGTS
Vale destacar que, para que o cidadão possa fazer o saque é necessário que tenha saldo em sua conta. Sendo assim, se tiver um valor superior a R$ 6.220, esse será o limite. Mas, se for inferior, poderá fazer a retirada total do benefício.
O presidente da Caixa Econômica Federal estima que os recursos sejam liberados em até cinco dias para todos os cidadãos de Pernambuco. Ou ainda, para os que moram nas regiões mais afetadas.
Chuva em Pernambuco: como funciona o saque emergencial do FGTS?
Após a situação de forte chuva em Pernambuco, as autoridades se reuniram para decidir se o saque emergencial seria liberado ou não.
Vale lembrar que para que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço seja liberado por calamidade, o local deve ter declarado uma situação de emergência ou estado de calamidade pública.
Dessa forma, é essencial que eles sejam reconhecidos pela Portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional.
Para garantir que todos os cidadãos tenham acesso ao benefício, é preciso que o município solicite a habilitação junto à Caixa. Então, deve apresentar a declaração das áreas afetadas, que são elaboradas pelo ente público e a Defesa Civil.
Como acontecem os pagamentos do FGTS em Pernambuco
Segundo Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, os pagamentos serão realizados pelo celular. Para isso, basta que os cidadãos tenham um cadastro no aplicativo Caixa Tem.
Em seguida, ao acessar será possível receber o benefício e fazer a transferência para a conta corrente do seu banco desejado.
Guimarães ainda afirmou que mesmo com várias agências alagadas, o atendimento será realizado.
Chuva em Pernambuco: saque liberado
A partir da liberação do saque, o cidadão poderá solicitar o benefício emergencial por meio do aplicativo do FGTS. Então, basta acessar a opção “meus saques”, no app. Por fim, deve apresentar os documentos, como:
- Documento de identidade;
- Comprovante de residência, no nome do trabalhador, que deve ser emitido em até 120 dias antes do decreto de calamidade.
Em seguida, a solicitação será feita e você deve esperar que o depósito seja feito em sua conta na Caixa Tem.
Uso do saque emergencial
A intenção do governo é que o saque seja liberado para que os cidadãos usem o valor para os gastos imprevistos. Com a grande chuva em Pernambuco, muitas famílias perderam seus imóveis, empresas foram fechadas.
Dessa forma, o valor desse saque vem como suporte para que os cidadãos possam enfrentar esse momento de calamidade no estado.