Chocolate faz bem ou faz mal? Que chocolate é bom e todo mundo gosta é fato. Resistir a esse doce é praticamente impossível. Mas ele é nocivo ou benéfico à saúde?
Em sua composição, o chocolate contém ingredientes que todo mundo gosta e deixa com um sabor especial, como açúcar, gordura e estimulantes igual a cafeína. Além disso, seu consumo libera substâncias no nosso corpo que nos dá uma sensação de bem-estar, concentração e energia, mas assim como tudo na vida ele tem seus benefícios e malefícios.
Benefícios
Ele proporcionar uma série e benefícios para o organismo, mas, para isso, deve contar com, pelo menos, 70% de pó de cacau em sua composição. Ou seja, deve ser um chocolate amargo.
- Rico em nutrientes como fósforo, cálcio, potássio, ferro e vitaminas;
- Acelera o metabolismo, principalmente se for feito o consumo de um pequeno tablete após as principais refeições. Isso acontece porque ele é rico em gorduras monoinsaturadas que dá uma sensação de saciedade;
- Reduz risco de câncer;
- Traz sensação de bem-estar;
- Protege o cérebro e estimula o Sistema Nervoso Central;
- Reduz risco de doenças cardiovasculares.
Malefícios
Geralmente, os malefícios são causados por chocolate com porcentagem inferior a 70% cacau.
- Complicações na pele devido ao teor de gordura que pode chegar aos 30% de sua composição. Torna-se perigoso para as pessoas propensas à acne, proporcionando inflamações na pele que originam espinhas;
- Excesso pode trazer, a curto prazo, agitação, insônia, azia e diarreias. A longo prazo, traz ganho de peso e favorecimento de cálculo renal;
- Falsa tranquilidade, por mais que o chocolate te faça sentir bem, ele pode se tornar um escape para muitas pessoas que desejam desviar a atenção dos problemas.
Então, assim como tudo na vida, chocolate faz bem ou faz mal, depende se você consome moderadamente. O indicado são 30g a 50g diárias, evitando o chocolate branco e preferindo o amargo.