Seis pessoas morreram e mais de 80 estão desaparecidas no norte da China. O motivo: uma tempestade de areia. De acordo com as autoridades locais, essa é a tempestade mais violenta que o país enfrentou nos últimos 10 anos.
Pelas imagens de agências de notícias é possível ver que o clima na cidade de Pequim, a capital do país, é de filme de terror. Nas redes sociais, internautas compararam o clima com uma cidade fantasma do seriado de zumbis The Walking Dead.
Mas isso é vida real. E essa realidade pode ser tão perigosa quanto a série de TV. É que há um grande nível de poluição do ar. E em tempos de Covid-19 isso pode ser fatal para muita gente. Na verdade já foi fatal para essas seis pessoas.
Nas ruas, é possível ver que muita gente usa máscaras ou lenços para proteger o rosto. Muita gente também está recorrendo aos óculos escuros para proteger a região dos olhos. Vale tudo portanto para tentar se proteger dessa situação.
De acordo com especialistas, essa tempestade de areia vem direto do Deserto de Gobi. É por isso que esse fenômeno está atingindo especialmente o norte da China e algumas regiões da Mongólia. Mas na Mongólia não há registro de mortes.
Tempestade de areia
Os chineses já sabem muito bem como é conviver com esse tipo de situação. O país já é de longe um dos que registram a menor qualidade de ar de todo o planeta. A grande população e a grande atividade industrial podem ajudar a explicar isso.
Há um plano do Governo para tentar resolver ou pelo menos melhorar essa qualidade do ar. A ideia é fazer isso até a próxima edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, que deve acontecer em Pequim em 2022. Pelo menos esse é o plano inicial.
Leia Mais: China anuncia que “erradicou a pobreza extrema no país”